Fazer Psicanálise é adentrar num universo obscuro e muitas vezes assustador. É entrar em contato com uma parte de nós que nos é desconhecida ou que até conhecemos , mas tentamos negar por medo ou comodismo. Tomar conhecimento sobre determinados sentimentos pode ser muito complicado pois exige de nós tomadas de atitude , exige de nós que deixemos para trás zonas de conforto. Por mais absurdo que possa soar, alguns sintomas que nos fazem sofrer podem gerar algum tipo de prazer , mais conhecido em Psicanálise como gozo.

Fazer Psicanálise é entender o próprio gozo, o que gera dor e prazer ao mesmo tempo. Tudo aquilo que não conseguimos traduzir em palavras , tudo aquilo que não conseguimos transformar em metáfora vai para o campo do real, se instala no corpo. Não é à toa que muitas pessoas padecem de problemas físicos de saúde que não são detectados em exames médicos. Não é à toa que muitas pessoas sofrem de pensamentos obsessivos e possuem cacoetes que roubam o tempo , a energia e o melhor da vida.

Lavar as mãos cem vezes por dia ou sentir algum tipo de dor física sem apresentar nenhuma lesão naquela determinada parte do corpo não são a patologia em si. São sintomas que representam, que simbolizam algo que não conseguimos expressar verbalmente.

Por meio do método da livre associação, o analisando fala de forma aleatória sobre tudo aquilo que vem espontaneamente à cabeça. Não cabe ao analista passar um veredito para o analisando, fornecendo conselhos práticos e determinando o que deve ser feito. Psicanálise não é aconselhamento. Nem arte adivinhatória. Quando um analisando narra um sonho, é o próprio analisando com a ajuda do analista que decifrará o sentido de cada imagem sonhada. Não existe um manual que padroniza que sonhar com um jardim, por exemplo, significa desejo de liberdade. O jardim tem sentidos diferentes para cada pessoa, pois cada indivíduo tem um inconsciente.

Fazer Psicanálise é um processo lento e extremamente particular. Mas que gera bons frutos pois ela nos ajuda a quebrar as ilusões, inclusive as que temos a respeito de nós mesmos. A Psicanálise não é uma técnica para apagar incêndios. Ela nos ajuda a ter um olhar mais crítico sobre nós mesmos e a construir um estilo de vida que se conecte melhor com o nosso jeito de ser. Ela nos ajuda a conviver e a lidar com o sofrimento da existência humana , tão paradoxal.

Infelizmente , ainda existe a crença de que a Psicanálise é um luxo, é algo que confere algum tipo de status social ou denota fraqueza por parte de quem a procura. Mas fazer Psicanálise é admitir para nós mesmos que queremos e que podemos conquistar uma vida emocionalmente mais saudável e feliz.




Profa. doutora , idealizadora da Pós em Cinema do Complexo FMU, escritora e psicanalista. É colunista do site Fãs da Psicanálise.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui