Você rói suas unhas? Nesse caso, você não está sozinho, roer as unhas é um hábito bastante comum. A onicofagia, que é o nome dado a esse ato, é muito mais comum do que você imagina, pois afeta 45% das crianças e 10% dos adultos.

No entanto, o problema de comer unhas não é meramente estético. Por exemplo, tem sido notado que as crianças que sofrem de onicofagia têm mais dificuldade em desenvolver suas habilidades sociais. Também é sabido que mordiscar continuamente causa microtrauma que danifica o leito ungueal e acaba afetando o crescimento normal da unha. Além disso, gera dor e inflamação no dedo, aumentando as chances de contração de fungos.

A onicofagia também pode causar desgaste dos dentes e, quando mantida ao longo do tempo, pode até levar à má oclusão dos dentes anteriores. Além disso, quando a pessoa não apenas morde as unhas, mas também as engole, existe o risco de destruição alveolar e danos ao sistema digestivo.

Comer unhas também tem consequências psicológicas. Essa pessoa não apenas experimenta um forte sentimento de culpa, mas muitas vezes pensa que não é capaz de controlar seus impulsos; como resultado, sua autoestima é afetada e ele perde sua autoconfiança.

O principal problema é que o desejo de parar de comer as unhas causa mais tensão e ansiedade, agravando a condição. De fato, foi reconhecido que a onicofagia é mais comum quando a pessoa passa por estresse, nervosismo ou insatisfação.

Como parar de comer suas unhas?

Antes de tudo, é importante que você entenda que comer suas unhas é um hábito, e um hábito nada mais é do que um comportamento aprendido. De fato, algumas crianças começam a roer as unhas para imitar alguém.

Em outros casos, o hábito começa inconscientemente, ou porque a pessoa estava entediada ou porque se sentia nervoso. Naquele momento, comer as unhas se torna uma válvula de escape, o cérebro associa esse comportamento a algo positivo, que permite que a ansiedade seja liberada e é por isso que a pessoa continua mordendo as unhas.

Claro, existem diferentes tipos de hábitos. Em vez de se referir a hábitos “positivos” e “negativos”, é melhor falar sobre hábitos funcionais, que nos ajudam a desenvolver melhor nossas vidas diárias, e hábitos disfuncionais ou desadaptativos, que nos causam problemas.

Obviamente, comer as unhas pode se tornar uma patologia, pode levar a uma dependência patológica que a pessoa não pode lidar e que limita sua vida. Nesses casos, é muito difícil abandonar esse hábito sem a ajuda de um profissional que orienta seus passos. No entanto, se é um hábito ainda não adquiriu essas proporções, é provável que você possa eliminá-lo seguindo estas etapas:

1. Realmente se proponha

Há pessoas cujo hábito de comer as unhas não lhes causa desconforto real. Nesses casos, não há compromisso de mudar porque não há necessidade urgente de eliminar esse hábito. De fato, em alguns casos, comer as unhas pode relatar alívio da ansiedade, de modo que, quando colocada em uma balança, a pessoa prefere continuar mantendo esse hábito, em vez de tentar eliminá-lo. É claro que esse mecanismo nem sempre se torna consciente; portanto, é importante que você examine dentro de si mesmo e se pergunte se realmente deseja parar de comer as unhas. Nesse caso, você deve se comprometer.

2. Não tente evitar o desejo de comer suas unhas

À primeira vista, pode parecer uma contradição, mas tentar suprimir o desejo de comer as unhas simplesmente não funciona. Quando tentamos suprimir uma sensação ou um pensamento de nossa mente, é ativado um processo de auto-monitoramento que nos leva a pensar ainda mais na ideia que queremos separar, é o que é conhecido como “efeito rebote”. Portanto, não se concentre em eliminar o desejo de roer as unhas; procure um “hábito substituto”.

3. Crie um novo hábito

A maneira mais simples e fácil de modificar um hábito é estabelecer um novo, mais produtivo e funcional. Por exemplo, se você deseja eliminar o lanche que come no meio da manhã, deve apostar em comer uma maçã ou fazer uma pequena caminhada. No entanto, se você apenas eliminar o sanduíche e não criar um hábito mais saudável, em breve retornará ao antigo hábito. Obviamente, escolher um hábito saudável é fácil, o difícil é colocá-lo em prática.

Nesse sentido, você pode usar um dos exercícios mais eficazes propostos pela PNL para mudar hábitos e é chamado de “swish”. Basicamente, é sobre imaginar que você está prestes a comer as unhas. Assista a cena na primeira pessoa e concentre-se nas sensações que você experimenta exatamente quando está prestes a colocar as unhas na boca. Depois, mude a cena, imagine que você está fazendo outra coisa, como colocar as mãos nos bolsos, e olhe para si mesmo de fora, como um espectador externo. Imagine que você é calmo e sereno, que tem controle.

Repita este exercício várias vezes e, enquanto altera a imagem, faça um pequeno som: “swish”. Esse som o servirá em outras ocasiões como uma conexão, para que você possa se acalmar quando estiver prestes a comer as unhas. Na prática, trata-se de criar uma conexão automática com um estado de bem-estar, para que você não ceda à compulsão.

4. Use pistas visuais

Um estudo realizado no Instituto Tecnológico de Israel mostrou que as pistas visuais são muito úteis para parar de comer unhas. Esses psicólogos trabalharam com 80 pessoas que sofrem de onicofagia. Metade deles passou por uma terapia aversiva tradicional, enquanto a outra metade usou memórias visuais não removíveis. Após cinco meses, observou-se que pessoas que usavam pistas visuais obtiveram melhores resultados.

Este método é particularmente eficaz para quem come as unhas automaticamente, sem perceber, mas tem um bom autocontrole. Na verdade, trata-se de procurar um sinal visual que nos lembre que não devemos roer as unhas. Pode ser para pintar as unhas de uma cor intensa ou até mesmo usar uma pulseira. A ideia é que, quando você estiver prestes a colocar as unhas na boca, verá o sinal de alerta e interromperá esse gesto conscientemente.

5. Quebre a estrutura

Uma técnica muito eficaz para parar de comer unhas é fazê-lo sistematicamente. É um método de psicologia reversa em que o objetivo é justamente roer as unhas.

Na prática, você pode roer as unhas, com a condição de roer as unhas em uma ordem: primeiro o dedo mindinho, depois o dedo anelar e assim por diante. Quando o fizer, você achará isso muito estranho. De fato, quanto mais raro for, melhor, porque envolve a inserção de uma ordem em um hábito não estruturado. Dessa maneira, é como se você introduzisse uma bomba no hábito, para que ela exploda por dentro.

Você deve repeti-lo várias vezes, até chegar um momento em que você o achará tão estranho, que se tornará desagradável. A maioria das pessoas desiste do hábito rapidamente, por isso é uma técnica muito eficaz. No entanto, se após um período prudencial (duas semanas) notar que ele não funciona, é melhor deixá-lo e escolher outra estratégia.

6. Preste atenção ao contexto

A onicofagia se alimenta de ansiedade e desequilíbrio emocional. Portanto, é importante que, além de programar diferentes técnicas que permitem controlar esse hábito, você também trabalhe em seu contexto. Se você conseguir eliminar alguns dos estressores do dia a dia, estará abrindo o caminho. De fato, muitas vezes as coisas que

mais nos estressam não são os grandes problemas, mas as pequenas preocupações cotidianas. Aprender técnicas de relaxamento e lidar com o estresse será benéfico não apenas para parar de comer as unhas, mas também para melhorar sua qualidade de vida.

Além disso, é conveniente prestar atenção aos estímulos que normalmente desencadeiam esse hábito. As pessoas costumam roer as unhas quando estão na frente da TV, enquanto leem ou imediatamente antes de fazer uma apresentação. Você deve prestar atenção ao contexto, pois encontrará sinais que desencadeiam o hábito; nesses casos, é conveniente evitar esses estímulos.

7. Monitore o progresso e parabenize-se

A onicofagia é frequentemente um problema associado ao perfeccionismo. Muitas pessoas que comem as unhas se submetem a um grande estresse porque desejam obter resultados impecáveis. Essas pessoas geralmente mantêm um diálogo muito negativo consigo mesmas, um diálogo interno marcado por censuras. No entanto, se você quiser fazer mudanças positivas em sua vida, em vez de usar o chicote contra si mesmo, é melhor aprender a se recompensar e se sentir satisfeito com suas realizações, por menores que sejam.

Ao tentar mudar um hábito, haverá momentos em que você perde a motivação, por isso é importante que você monitore seu progresso. Uma estratégia muito simples é tirar fotos de suas mãos, para que você possa acompanhar o progresso. Dessa forma, você poderá apreciar as alterações após uma semana ou 15 dias. Em seguida, parabenize-se pelo que realizou e dê um pequeno presente a si mesmo. Lembre-se de que a criança dentro de você também precisa de palavras de apoio e tapinhas nas costas.

(Fonte Original: rinconpsicologia.com)
*Texto traduzido e adaptado por Naná cml da equipe Fãs da Psicanálise.

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

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