As crianças geralmente enfrentam dificuldades em se separar dos pais no início da vida escolar. Isso é particularmente notado durante os anos pré-escolares. Ajudar seu filho a obter uma experiência mais confortável com a separação estabelece uma base emocional saudável que pode trazer benefícios ao longo da vida e contribui para sua auto confiança.

Uma solução? Jogo imaginativo. Esta é uma maneira altamente eficaz para as crianças superarem muitos obstáculos na vida. Permite que eles representem seus conflitos e medos em um ambiente seguro. As crianças podem obter maior domínio sobre os desafios da vida real ao se envolverem mais ativamente na solução de problemas emocionais por meio da brincadeira.

Aqui estão 4 exemplos:

  1. Emily, de 4 anos, agarrou-se desesperadamente às pernas da mãe, implorando para que ela não fosse embora. A expressão chorosa e perdida de Emily deixou sua mãe desamparada e ansiosa enquanto se dirigia para o trabalho.

Ocorreu aos pais de Emily que brincar pode ser uma maneira de ajudar Emily. Em casa, seus pais recriaram a cena da pré-escola usando caixas de sapatos, blocos, pessoas de brinquedo e carros de brinquedo para ilustrar a transição de Emily de casa para a escola.

Emily estava envolvida em manobrar os carros de brinquedo e as pessoas pequenas para encenar a largada da pré-escola e retomar a rotina. Essa peça ressoou com Emily e a ajudou a obter maior conforto com a separação na pré-escola por familiaridade com o processo.

2. Frankie, de 5 anos, estava se preparando para entrar no jardim de infância em uma nova escola. Enquanto estava empolgada com novos amigos, ela também expressou medo e ansiedade. Seus pais se preocupavam com o que os primeiros dias de escola iriam para ela. Transições e novos começos anteriormente não tinham sido fáceis.

Os pais de Frankie explicaram o que ela poderia esperar no primeiro dia de aula e a incentivaram a fazer perguntas, mas Frankie respondeu ficando quieto. Seus pais decidiram introduzir a peça na discussão como uma maneira de apoiar a necessidade de sua filha para facilitar a discussão. Eles sabiam que Frankie adorava brincadeiras imaginárias e pensavam que poderia ser uma maneira útil de explorar suas preocupações.

O pai de Frankie começou a brincar com dinossauros enquanto estava sentado no chão da sala de jogos com a filha. Ele assumiu o papel de brontossauro e Frankie o papel de estegossauro. “Vou para uma nova escola amanhã!”, Disse o Brontossauro ao Stegosaurus. “E eu estou realmente me sentindo … oh … qual é a palavra?”, Ele perguntou. “Assustado”, respondeu o estegossauro. “Sim! É isso aí! Sinto medo porque não sei como será. Você sabe, Stego? ”O estegossauro ofereceu:“ Não, mas pergunte aos seus pais? ”“ É uma ótima ideia, Stego! ”, exclamou o brontossauro.

A peça continuou a se desenrolar dessa maneira, com o Stegosaurus, ajudando a amiga Brontosaurus a expressar suas preocupações em iniciar uma nova escola e a fazer perguntas que ele pode querer perguntar aos pais. Como Frankie conseguiu verbalizar seus próprios sentimentos e perguntas através do uso da brincadeira, sentiu-se emocionalmente preparada para sua nova experiência e mais à vontade para começar a escola.

Abaixo estão apenas algumas maneiras pelas quais os cuidadores podem ajudar as crianças a terem uma experiência mais confortável com o processo de separação:

Familiarize-se com o procedimento de entrega da escola. Ao aprender sobre a abordagem para a separação na pré-escola do seu filho, os pais podem preparar e apoiar com mais eficiência o filho. Qual é a política da escola se a criança fica chateada e chora quando o pai sai?

Prepare seu filho. Conversar com seu filho sobre a escola com antecedência irá ajudá-lo a se sentir confortável. Leia histórias sobre a escola juntos para ajudá-los a visualizar a experiência e brincar juntos no recreio da escola antes do início da escola para incentivá-los a se sentirem mais à vontade com seu novo espaço.

Encontre um amigo. Faça um plano para que seu filho se encontre com um amigo antes do dia na escola (por exemplo, no parquinho ou na porta da frente da escola). Ver um rosto familiar nas manhãs da escola pode trazer uma sensação de conforto para uma criança.

Pratique a escuta ativa. Desconecte para se envolver totalmente com seu filho. Diga a eles que você está interessado em aprender sobre o que eles gostariam de lhe contar sobre a escola. Não faça muitas perguntas – isso lhes permite compartilhar o que consideram mais importante.

Siga a orientação do seu filho. Seu filho será mais receptivo a pensar em conjunto e expressar pensamentos e idéias quando sentir uma sensação de controle na conversa. Incentive seu filho a informá-lo quando estiver pronto para conversar ou brincar sobre a pré-escola e quando quiser fazer uma pausa.

Jogue jogos que aumentam o conforto com a separação. Jogos como esconde-esconde e esconde-esconde ajudam as crianças a desenvolver a capacidade de separação da família e dos responsáveis. Esses tipos de jogos, nos quais objetos e pessoas desaparecem e depois voltam, ajudam a criança a entender que, mesmo quando as pessoas não estão fisicamente presentes, elas ainda existem.

Não é incomum as crianças ficarem chateadas quando os pais saem. No entanto, se você tiver preocupações de que seu filho esteja sofrendo de uma ansiedade ou tristeza avassaladora , chorosa ou mostrando outras mudanças em seu comportamento, procure aconselhamento profissional conversando com um psicoterapeuta infantil ou com o pediatra do seu filho.

* Esses exemplos são personagens fictícios e não se baseiam em indivíduos reais, mas representam lutas comuns a muitas crianças e seus pais.

(Autoras: Mary FitzGerald, LCSW-C . é assistente social clínica e psicanalista. Rebecca Landau-Millin, é psicóloga)

(Fonte: https://www.psychologytoday.com/us/blog/psychoanalysis-unplugged/201811/is-your-child-afraid-be-away-you)

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

(Imagem: Pixabay)




A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

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