Atualmente, problemas de casal são uma das principais causas que levam as pessoas a uma consulta psicológica. De fato, os problemas do parceiro não apenas prejudicam a qualidade do relacionamento, mas também a estabilidade emocional de cada um de seus membros. Eles costumam adicioná-los a um carrossel de emoções marcadas por “altos e baixos” que acabam criando uma tensão tão difícil de suportar que leva à separação.

A verdade é que um relacionamento conflituoso, afeta praticamente todas as áreas em que atuamos, desde o relacionamento com amizades até o desempenho no local de trabalho. Sem esquecer a autoestima, a autoconfiança e o humor. Portanto, a crise do casal é uma das razões fundamentais pelas quais é procurada para ajuda profissional.

As motivações que levam um ou os dois membros do casal a solicitar tal terapia podem ser múltiplas: alguns querem melhorar a comunicação, outras querem superar problemas na esfera da sexualidade, dificuldades na educação dos filhos, mudanças de interesses que surgem ao longo do tempo, ciúmes, infidelidade, desrespeito …

O que a terapia de casal pode fazer por você?

1. Mudar a perspectiva do relacionamento.

Através do processo terapêutico, o psicoterapeuta incentiva os dois parceiros a ver seu relacionamento de uma maneira mais objetiva, que inclui a perspectiva do outro. Dessa maneira, o “jogo da culpa” no qual os dois se envolveram e gerou apenas sentimentos de desconforto e irritação, começa a ser esclarecido através da compreensão.

2. Melhorar a comunicação.

Muitos casais têm dificuldades porque não sabem discutir seus problemas e, portanto, não conseguem encontrar soluções práticas. É por isso que a terapia se concentra na promoção de um diálogo construtivo, onde cada um é capaz de expressar suas emoções e ideias em pleno respeito pelo outro. É um verdadeiro processo de aprendizado, no qual você não apenas aprende a fazer uma crítica construtiva, mas também a ouvir. Como resultado, o casal alcança maior relacionamento emocional.

3. Fortalecer os pontos fortes do relacionamento.

Todo casal tem pontos em comum, mas ao discutir com frequência tende a se concentrar apenas nas diferenças. O psicoterapeuta atua como mediador que os ajuda a redescobrir esses interesses comuns, o que o faz redescobrir a outra pessoa e maximizar os pontos fortes do relacionamento. Também incentiva comportamentos positivos que agradam o outro membro, como carícias, atenção aos detalhes ou sinais de amor.

(Fonte Original: rinconpsicologia.com)
*Texto traduzido e adaptado por Naná cml da equipe Fãs da Psicanálise.

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Compartilhar

RECOMENDAMOS



Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here