A ansiedade, em suas várias manifestações, é um dos mais graves problemas de saúde mental. Ter ferramentas para identificá-lo é essencial para o seu diagnóstico correto. O ISRA é o teste para medir a ansiedade que discutiremos neste artigo e difere dos outros em vários aspectos.

Graças às suas características, este teste permite obter informações detalhadas e completas . Esse aspecto é fundamental em algumas fases da psicoterapia. Inicialmente, facilita o diagnóstico e a análise funcional do problema; além disso, é excelente para avaliar o progresso e a eficácia do tratamento.

Situações e respostas

O teste de psicologia para medir a ansiedade chamado ISRA é uma ferramenta válida para medir a ansiedade . A principal característica distintiva é o seu formato, baseado em situações e respostas à ansiedade. Durante o teste, são descritas 22 situações que podem provocar ansiedade e, para cada uma delas, são propostas várias respostas que podem ser desencadeadas na pessoa.

O paciente deve se imaginar em cada situação e pensar sobre qual seria sua reação. Depois disso, ele deve indicar com que frequência cada uma das respostas apresentadas é implementada. Por exemplo:

Situação: “Durante um exame muito importante ou antes de uma entrevista para um trabalho importante”.

Respostas possíveis: “Acho que as pessoas perceberão minhas fraquezas ou meu constrangimento”, ” penso demais nas coisas sem nunca me decidir “.

A pessoa terá que anotar quantas vezes (de 0 a 4) ele reage a um exame ou entrevista, pensando que os outros percebem seu constrangimento ou meditando demais sobre a situação. Como podemos ver, perguntas e respostas são muito práticas e específicas, facilitando a resposta.

Fatores de ansiedade avaliados

O teste de ansiedade ISRA permite identificar os fatores problemáticos para a pessoa. Especificamente, mede quatro fatores, apresentando situações possíveis precisas. Veja abaixo os fatores avaliados e alguns exemplos de situações:

Ansiedade de avaliação, medo de ser julgado: se eu tiver que falar em público .
Contextos de interação sexual ou social: se uma pessoa do sexo oposto está muito perto de mim e me toca.
Ansiedade por situações fóbicas : quando tenho que viajar de avião ou navio.
Situações comuns da vida cotidiana: quando eu sei que vou me atrasar para uma consulta.
Com esse método, é muito mais fácil identificar que tipo de transtorno de ansiedade a pessoa possui e quais são as situações concretas que a desencadeiam . Além disso, exploramos maneiras pelas quais ele responde com mais frequência a situações específicas que provocam ansiedade, ajudando a definir uma intervenção personalizada.

Os três níveis de manifestação de ansiedade

Outra das vantagens comparativas do teste de ansiedade ISRA é que ele permite avaliar os três componentes da ansiedade separadamente. De fato, esse distúrbio ocorre nos níveis cognitivo (pensamentos), fisiológico (sintomas físicos) e motores (conduta).

O aspecto mais curioso e relevante é que frequentemente esses três níveis não estão associados. Uma pessoa pode experimentar alta ansiedade fisiológica, mas poucos dos mesmos comportamentos. O ISRA oferece uma gama de opções de resposta específicas para cada nível e permite que a pessoa indique com que frequência as experimenta:

Cognitivo : “Muitas vezes tenho pensamentos negativos sobre mim mesmo, por exemplo, sou desajeitado”.
Fisiológico : “Minhas mãos estão suando, sinto um desconforto no estômago”.
Motor : “Descanse paralisado, gagueje”.

Benefícios do Teste de Ansiedade ISRA

É uma ferramenta muito completa que, através do seu sistema de interação situação-resposta, permite conhecer as reações de uma pessoa diante de determinadas situações. Ele nos dá uma visão geral da ansiedade e nos permite diagnosticar o fator específico que a desencadeia.

Também permite saber em que grau a ansiedade ocorre em cada nível. Tudo isso nos fornece muitas informações sobre a pessoa que estamos enfrentando e seu problema. Usando os dados obtidos, será mais fácil identificar a técnica de intervenção mais adequada para o problema específico.

(Fonte: lamenteemeravigliosa)

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Você sabia que o Fãs da Psicanálise também está no Instagram e no Facebook? Que tal fazer uma visitinha para nós por lá?

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here