A mídia de entretenimento tem uma presença notória e importância reconhecida no dia a dia das pessoas e, de todos os tipos de mídia, certamente os filmes estão entre os mais procurados para o divertimento.

Mesmo que se possa observar facilmente o envolvimento das pessoas com esta mídia – como nas longas filas que se formam nos cinemas ou no número de aparelhos de TV e vídeo em domicílios, poucas pesquisas foram realizadas na psicologia social e da personalidade.

De acordo com Rentfrow et al. (2011), existem duas correntes de pesquisa na área da preferência por entretenimento e diferenças individuais que decorrem das teorias interacionistas, segundo as quais, as pessoas buscam o conteúdo midiático com o fim de satisfazer necessidades psicológicas.

A primeira dessas linhas de pesquisa tem se baseado na abordagem dos usos e gratificações que visa saber, por exemplo: porque assistimos certos gêneros de filmes? A segunda, por seu turno, tem buscado conhecer as relações entre preferências por tipos de mídia e traços de personalidade.

Dessa forma, a personalidade é vista como influenciadora da preferência por formas de mídia (Faber & Mayer, 2009). Os experimentos de Fenigstein (1979) sugerem que as fantasias agressivas podem aumentar a preferência por filmes violentos e comportar-se de forma violenta pode aumentar a preferência por filmes violentos.

Verificou-se ainda que os filmes escolhidos pelos homens quando comparados aos escolhidos pelas mulheres, apresentavam mais conteúdo violento e com mais ação.

Então agora é necessário conferir em quê filme deveria ter atuado segundo sua personalidade.

*As nossas postagens são produzidas com o intuito de informar e não substituem a opinião de um profissional de saúde, um diagnóstico médico ou os tratamentos já prescritos.

Quer fazer parte de um grupo só de testes? Clique aqui!

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here