Momentos de transição em nossas vidas geralmente giram em torno de rejeição. Todos nós pretendemos experimentá-lo em diferentes pontos, alguns de nós com mais frequência do que outros. O medo da rejeição pode causar arrepios até na coluna da pessoa mais confiante. Eu experimentei isso profissionalmente e em relacionamentos, e sempre dói. Ou seja, a própria rejeição dói. O que, no entanto, fica mais fácil é a maneira como você se recupera e como aprende a deixá-la mudar de maneira positiva.

Quando sou rejeitado, fico triste por alguns dias. Permito-me uma festa de piedade, deixando pensamentos irracionais inundarem minha mente por um dia ou dois. Mas então, eu os ponho fogo. Lembro que meu valor não é medido pelo número de rejeições que recebi. Meu valor não depende da aprovação de outra pessoa.

Se você acabou de ser rejeitado, lembre-se de que a pessoa que o rejeitou apenas rejeitou um aspecto seu. Eles rejeitaram a garota tímida que viram no bar, o escritor que não atendia às suas necessidades atuais ou o candidato super qualificado. Eles nunca tiveram a chance de ver todas as camadas que fazem de você quem você é hoje. Eles nunca conseguiram ver sua profundidade, o que o move, o que faz você sorrir, o que coloca lágrimas em seu rosto. Eles nunca viram além dessa faceta que você apresentou.

Você deve se lembrar que em um mundo de bilhões, nem todo mundo é compatível. Você sabe o que eles dizem, você pode ser o pêssego mais gostoso do mundo, mas sempre haverá alguém que simplesmente não gosta de pêssegos. Mas há muitos que gostam. Essa rejeição não define você, não o torna menos. Você não está perdendo nada, porque nunca foi feito para dar certo. Não corra atrás das coisas que não são para você, porque você se fechará para as coisas que realmente incendiarão seu coração.

E no final, você sabe o que é pior do que ser rejeitado? Não saber. Sendo a pessoa que joga pelo seguro, a pessoa que ainda está se perguntando porque nunca se arriscou. Então, talvez você esteja triste agora ou tenha vergonha, mas tenha algo especial na palma de suas mãos. Você é corajoso. Você é quem tenta, quem corre riscos. Você é quem olha o medo nos olhos e dá uma chance de qualquer maneira. Aqueles que não são rejeitados tanto quanto você podem não ter se machucado tanto, mas precisam viver com essa dor monótona de uma vida inteira de hipóteses.

Colocar-se lá fora é uma das coisas mais difíceis de fazer neste mundo, porque muito valor, interno e externo, é colocado na aceitação e no sucesso. Mas o único fracasso real não é tentar. Se você está triste por ter sido rejeitado, fez algo que muitos desejavam ter coragem de fazer, e deveria se orgulhar. Tenha muito orgulho.

*Texto traduzido e adaptado por Verena Paccola da equipe Fãs da Psicanálise.

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

(Fonte: thoughtcatalog)

(Autora: Eileen Lamb)

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here