É difícil entender por que uma pessoa se sente incapaz de fazer o que é proposto. Os que o rodeiam sempre acreditam que é uma questão de falta de vontade.

O normal é descrever essa pessoa como vaga , despreocupada e até egoísta .

A crise econômica que sofremos infere muitas pessoas com um sentimento de incapacidade, mas neste artigo, quero focar no problema psicológico sofrido por aqueles que estão abandonando os desafios que a vida lhes impõe. Além disso, não quero dizer apenas desafios trabalhistas, mas de todos os tipos, também afetivos, sociais etc.

Por trás desse sentimento

Eu vejo no meu dia a dia profissional alguns pacientes que sofrem. Eles se sentem incapazes de fazer o que se propõem, gostariam de estudar, mas não estudam, gostariam de acordar cedo, mas não acordam cedo, querem ter relações sociais, mas não os têm, queriam trabalhar, queriam fazer muitas coisas que não fazem.

É difícil entendê-los. Os que os rodeiam os criticam, os desprezam.

Essas pessoas não são vagas, o problema é a absoluta falta de confiança em sua capacidade de conseguir o que pretendem fazer .

Eles geralmente têm pouca tolerância à frustração e quando tentam alguma coisa; por exemplo, passar em um exame e eles foram suspensos, enfrentaram um período muito ruim, que é a baixa tolerância à frustração.

Então, quando têm que estudar, pensam que isso não os ajudará, que não serão aprovados. O que gera grande ansiedade e a maneira de combater a ansiedade naquele momento é pensar “estudarei amanhã”. Dessa maneira, reduzem a ansiedade e não fazem o que pretendiam. Essas pessoas adiam tudo, embora possa haver um momento em que elas comecem a desistir de seus objetivos. Sua vida é cada vez mais limitada e seu sofrimento é maior.

Procurar trabalho, estudar, interagir com os amigos e até sair da cama pode se tornar um desafio para aqueles que não confiam em si mesmos, para aqueles que pensam “Por quê? Se isso não importa, se eu não vou conseguir”.

(Fonte Original: mundopsicologos.com)
*Texto traduzido e adaptado por Naná cml da equipe Fãs da Psicanálise.

(Imagem: Craig Adderley)

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Compartilhar

RECOMENDAMOS



Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here