A mediocridade é uma atitude e uma escolha de vida. Não é ruim por ser um defeito, mas sim porque a pessoa medíocre se permite o mínimo aceitável. Escolhe não acreditar, não se arriscar, não descobrir, não tentar, não se enganar, não ver e não encontrar.

Uma pessoa que se permite permanecer na mediocridade simplesmente não alcança seu máximo potencial porque não se esforça para ir além da sua zona de conforto.

Quando você escolhe ficar na mediocridade, também escolhe esconder suas habilidades, seus talentos, e deixa muitas oportunidades passarem. Aceita o trabalho que estiver disponível, ainda que não preencha suas expectativas. Sua relação com o parceiro se torna monótona e todo potencial que tem é perdido por causa da comodidade.

Escolher ficar na mediocridade pode ser mais fácil do que sair e ir atrás do que você sonha. Essa última atitude leva a um esforço que não lhe dará resultados positivos de imediato. Porém, é muito melhor sair e se arriscar do que ter uma vida que não satisfaz.

Se está decidido, descubra algumas formas de combater a mediocridade.

1. Estabeleça uma meta ou um sonho a alcançar

Quando nos falta um sonho ou uma meta a cumprir, a mediocridade tem um caminho mais fácil para se instalar em nossa vida. Por isso, não há remédio melhor do que pensar em algo que deseja e começar a trabalhar nisso. Qualquer sonho é válido, desde viajar a algum lugar remoto até começar seu próprio negócio. O que você quer fazer?

Leia mais: Transformando sonhos em realidade!

Se agora você não tem um sonho e nem uma ideia, pense em alguma atividade que gostaria de fazer. Quando encontrar seu sonho, a pergunta seguinte será: Tenho coragem de torná-lo realidade? A mediocridade lhe dirá que não é possível, que é complicado ou que levará muito tempo, mas você deve analisar se realmente é o que quer ou não.

Se você realmente o deseja, crie uma rota para alcançar esse objetivo. Lembre-se: sonhar grande e alcançar com pequenas ações. Um pequeno passo a cada dia é mais efetivo do que uma grande ação a cada mês.

2. Relacione-se com pessoas diferentes e inspiradoras

Se você se relaciona com pessoas medíocres, pensará e agirá como elas. Não interprete mal. Não queremos dizer que você precisa acabar com todas as suas relações, mas sim que deve adicionar em sua vida pessoas que o inspirem.

Leia mais: Afastar-se de certas pessoas melhora a saúde e a alma

Dê-se a oportunidade de conhecer pessoas que conseguiram o que desejavam. Verá que pouco a pouco começará a mudar sua forma de ver o mundo e aprenderá a ver opções para alcançar seus sonhos.

3. Não escute a maioria

Você já percebeu que as pessoas que alcançam as maiores metas são aquelas que saíram dos padrões normais? Quando você segue os mesmos passos que o resto, não pode esperar resultados diferentes. Atreva-se a tomar o caminho menos transitado e que, talvez, tenha mais contratempos.

Leia mais: Estou sem tempo para pessoas fingidas. Por favor, não insista!

Você não verá resultados positivos imediatamente, mas assim que começarem a aparecer, verá como são incríveis! Experimente fazer uma mudança de mentalidade e não deixe que o medo invada quando outros disserem que você vai errar. Lembre-se de que cada um deve seguir seu próprio caminho.

4. Assuma riscos, ainda que o considerem louco

Uma vida sem riscos é muito chata e o afundará na mediocridade. É bom se concentrar em um trabalho que dê para pagar as contas do mês, mas com certeza há mais coisas lá fora. O que você deve evitar é escapar de cada situação que possa sair de seu controle.

Leia mais: Assuma a responsabilidade – Assuma o controle agora!

Aproveite cada instante que puder para fazer algo novo. Lembra quando falamos para ter um sonho ou meta? Bom, sem dúvidas, no processo de alcançar o que se propõe, encontrará pessoas que lhe dirão que é impossível. Sem importar qual é a meta, sempre existirão pessimistas ou gente que, por medo, deixou seus sonhos irem embora e agora tenta fazer o mesmo com você. Não caia nesse jogo! Inclusive, se você errar, é melhor ter experimentado algo novo do que ficar com a incerteza do que teria acontecido.

Você não nasceu para a mediocridade! Cada um de nós tem habilidades e qualidade únicas que podem oferecer muito ao mundo. Porém, muita gente fica estancada no que é fácil e escolhe não ir mais além. Não seja uma dessas pessoas. Você, assim como o resto de nós, veio ao mundo para fazer algo especial. Talvez agora não saiba ou não acredite, mas essa é a realidade. Só é preciso encontrar sua vocação para dar o passo seguinte!

(Autora: Anne Teixeira)
(Fonte: amenteemaravilhosa.com.br)

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



2 COMENTÁRIOS

  1. Sensacional!!!
    Parabéns aos idealizadores deste belo site.
    Está me ajudando muito a não deixar a Depressão me vencer. Sou mais forte!!!!!

    É um processo muito delicado e estou vencendo a batalha, um dia após o outro!!

    Que Deus abençoes vocês, e que continuem ajudando mais pessoas!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA