A intoxicação emocional é causada por conflitos pessoais e emocionais que afetam diretamente nosso bem-estar físico e psicológico, tornando-nos vulneráveis e causando sintomas como irritabilidade, depressão, instabilidade emocional, fadiga…

A intoxicação emocional é a consequência de não nos darmos um tempo diariamente para cuidar do nosso interior.

Quais comportamentos indicam que estou emocionalmente intoxicado?

É provável que você esteja sob a influência da intoxicação emocional e ainda não tenha percebido. Portanto, o que você precisa fazer é prestar atenção aos seus comportamentos desagradáveis e às situações difíceis de lidar.

Muitas vezes, temos atitudes que obscurecem a nossa percepção e nos tornam muito reativos. Nos deixamos levar pelas emoções e não conseguimos ver a situação como ela realmente é.

Listamos abaixo 5 tipos de comportamentos que demonstram que a pessoa está intoxicada emocionalmente.

1- Estar sempre na defensiva

Uma pessoa sob a influência da intoxicação emocional está em “modo autoproteção”, e interpreta as ações e palavras das outras pessoas como agressões.

Distorce as palavras e tira as suas conclusões conforme o seu estado emocional. Ela se sente muito vulnerável e as suas inseguranças controlam a sua vida. Sua autoestima está baixa e ela fica na defensiva diante de qualquer acontecimento.

Suas emoções a bloqueiam completamente e limitam a sua capacidade de entendimento e de pensar com clareza. Isso faz com que, muitas vezes, reaja com agressividade para se proteger de danos emocionais, que certamente só existem na sua imaginação.

2- Ser excessivamente crítico

É difícil lidar com uma pessoa intoxicada emocionalmente, pois ela cria uma barreira de intransigência para ela mesma. É extremamente crítica com os outros e consigo mesma.

Relaxe e tente ser mais benevolente com você mesmo, com a vida e com as outras pessoas.

3- Fechar-se emocionalmente

Muitas vezes, nos damos conta de que estamos muito frágeis e emotivos, então nos fechamos no nosso mundo para nos protegermos dos nossos próprios sentimentos.

É por isso que, quando uma pessoa se sente oprimida e sobrecarregada, não tem energia para enfrentar os desafios do dia a dia. Esta é a consequência de ter o cérebro inundado pelas nossas emoções; não conseguimos pensar com clareza e ficamos travados.

4- Condenar, insultar ou desprezar os demais

As pessoas intoxicadas emocionalmente podem se tornar agressivas e perigosas, pelo fato de estarem sempre na defensiva e lutar com unhas e dentes por uma causa em que acreditam.

Por causa do bloqueio emocional, não são capazes de avaliar de forma sensata as pessoas a sua volta.

Além disso, eles têm dificuldade de ter empatia com os demais, pois estão cheios de emoções negativas. Podem se culpar e condenar a si mesmos, projetando seus medos e frustrações nos outros como uma forma de fuga e libertação.

5- Autossabotagem

A vida de uma pessoa intoxicada por suas emoções é muito difícil; mais difícil ainda é avançar e não boicotar o seu progresso para atingir seus objetivos.

A única maneira de superar esse desejo de suicídio pessoal é nos tornarmos conscientes de que existe algo dentro de nós que alimenta o medo de atingirmos nossos objetivos.

Temer o sucesso tem a ver com a nossa incapacidade de tolerar as incertezas. Não confiamos na nossa capacidade de aceitar a vida como ela se apresenta. Só há uma pessoa neste mundo que vai impedir seu progresso, e essa pessoa é você mesmo. Acabe com os seus medos.

Como lidar com a intoxicação emocional

Precisamos de tempo para nos desintoxicarmos. É como ingerir muito álcool e ter um período de ressaca. A ressaca emocional se caracteriza pela culpa, raiva, insônia, tristeza…

Não se preocupe. A identificação de seus comportamentos e emoções demonstra que você já iniciou o processo de recuperação. Pare de “beber emoções negativas” e comece o processo de limpeza emocional. Os sintomas desaparecem e seus sentidos voltarão ao normal.

(Imagem: larissamorais.com )
(Fonte: exploringyourmind.com )

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA