Geralmente a bagunça que causamos tem razões profundas e foi exatamente isso que fez eu me apaixonar pela organização.

A bagunça e a organização revelam muito de nós. A organização nos leva ao autoconhecimento e isso é fantástico. É muito mais do que dobrar camisetas, meias e lençóis ou criar técnicas.

A desorganização pode revelar uma patologia, uma doença crônica… por trás de um acumulador de coisas se esconde uma dor muito mais profunda do que imaginamos. Por isso, eu como personal organizer preciso tomar cuidado onde coloco minha mão e principalmente, cuidar com meu impulso de sugerir o lixo.

O que me fez estudar o comportamento e o que leva as pessoas a acumular tantas coisas, por tanto tempo, a buscar coisas novas a cada dia, sem precisar, a adquirir dívidas para obedecer um padrão de comportamento, ou seja, uma crença limitante que com certeza foi criada, que precisamos ter mais e mais para sermos reconhecidos, melhores e incluídas.

O excesso de coisas causa a bagunça, que é causada pela crença limitante.

Leia mais: O que se esconde por trás da sua bagunça

A Programação Neurolinguística tem ajudado a muitas pessoas a mudar esses padrões de comportamentos, fazendo despertar a excelência adormecida.

Difícil? Não… Difícil é o fácil que não se aprendeu.

A nossa mente tem um software que pode ser reprogramado a qualquer momento. Basta uma coisa: escolhas.

Agora olhe hoje para a sua bagunça e decida, uma gaveta por dia, nada mais do que isso.

Leia mais: Desorganização atrapalha funcionamento do cérebro e provoca estresse

Tenho um exercício para te propor:

Olhe para suas coisas e projete-as como numa tela virtual. Coloque cores, bem vibrantes, e imagine-as completamente organizadas e imagine você sendo dona de todas elas. Imagine você, somente com o necessário e imagine você em todo esse filme com tudo no lugar, tudo arrumadinho, com cheirinho de limpeza e um ventinho fresquinho, e fique com essa sensação.

Dificilmente você vai querer deixar a bagunça entrar novamente na sua vida.

(Autora: Tati Godoy)
(Fonte: tatigodoy.com.br)
*Texto publicado com a autorização da autora

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise

A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



4 COMENTÁRIOS

  1. Sou extremamente desorganizada. Não sou consumista, dificilmente adquiro algo novo se eu não estou realmente precisando. O problema não é este, mas realmente tenho muita dificuldade em me organizar. Minha mesa de trabalho é uma bagunça, meu guarda-roupa, minha bolsa… Eu realmente gostaria de mudar, me esforço, mas quando vejo, estou no meio da bagunça de novo. Um inferno. Fiz o exercício sugerido no texto, mas veja bem… Racionalmente sei que é mil vezes melhor viver na organização. Não se trata de reconhecer isso, mas de mudar um hábito.

    • Tbm sou assim, e é um ciclo vicioso.
      Pq a bagunçae estressa é qto mais irritada menos paciência eu tenho.. parece que a desorganização das minhas emoções se materializam.

  2. Não sou bagunceira,mas tbm excesso de ordem deve ter algum significado, conheço pessoa exageradamente O rdeiras ,Beira a psicose,não relaxam nunca .Vcs podem falar sobre isso tbm?

  3. Saiba que o mundo em si é uma verdadeira bagunça, um caos. A pessoa muito organizada sofre muito quando é exposta em outro ambiente fora de seu hábitat organizado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here