É normal do ser humano sentir fome. De forma natural, este vazio no estômago acontece durante um espaço de tempo, de horas em horas. É a forma do corpo nos avisar que precisa de alimentos para queimar energias e sobreviver.

O mais comum é sentir o estômago roncando ou uma sensação de vazio na mesma zona. No entanto, passado algumas horas, a fome pode ser tão intensa que os sinais são outros. Tontura, mau humor, dores de cabeça, irritação e falta de concentração são algumas das sensações que podemos sentir.

Criar uma rotina de alimentação é o mais importante para a sua saúde. Defina horários, ande sempre com algo que possa comer pelo caminho, entre compromissos, e tente cozinhar a sua comida.

Mantendo um planejamento e fazendo comida com antecedência, não só terá uma alimentação melhor, como os sentimentos ligados à fome ficam mais controlados.

PREENCHENDO O VAZIO SENTIMENTAL COM COMIDA

Há momentos em que não temos fome, mas que acabamos por comer para preencher um vazio ou uma ansiedade. Uma pausa no trabalho poder ser feita de várias formas, por exemplo. Não é preciso comer ou ingerir bebidas, basta conversar, admirar alguma vista, trocar ideias.

Leia Mais: Compulsão por comida

Outra forma bastante comum é a fome do coração, aquela que é emocional. Quanto estamos tristes, tendemos a procurar ou nos confortar nas comidas mais gordurosas e apetitosas. Sem fome, acabamos por comer com exagero, o que pode ser prejudicial até para a saúde.

Chocolates e fast food são, normalmente, os alimentos preferidos para as questões emocionais. Mas já parou para pensar que, ao invés de comer, poderia fazer um exercício e descarregar essa energia emocional?

ANSIEDADE ENQUANTO COMIDA

A ansiedade é outro sentimento que impulsiona o consumo desacelerado de alimentos sem estar com fome.

Quando estamos ansiosos, só temos atitudes descontroladas, como roer as unhas, balançar o corpo, falar sem parar e, claro, comer. O alívio que se sente ao comer é o mesmo que tapar o sentimento que merece outro escape.

O “fazer nada” também é normalmente acompanhado com comida. Fica mais fácil abrir um chocolate e comer assistindo TV.

Os desejos vêm para suprir a necessidade de olhar o que estamos sentindo. Cuide das suas emoções com tempo e paciência e verá que a comida pode ser um aliado no trato do corpo, e não o vilão da fome.

(Fonte: wemystic)

Compartilhar

RECOMENDAMOS

Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here