Corre no Facebook e em diversas mídias uma notícia afirmando que dormir com cebola nos pés traz diversos benefícios a saúde, de forma rápida, fácil, sem esforço e 100% natural.

Qual a justificativa do “boato”?
O boato tem como base na medicina asiática que usa os pés como conexão para outros órgãos do corpo humano e na tradicional acupuntura chinesa que diz que o estímulo de alguns pontos nos pés e no corpo podem curar dores em outras partes do corpo.

OS PÉS: Acredita-se que a saúde do corpo humano está relacionada com a dos pés pois segundo a medicina chinesa, o pé tem mais de 60 pontos de acupuntura que estão estreitamente associados aos 12 meridianos principais dos órgãos internos.

Porém, devido a grande distância entre os pés e o coração, a resistência do pé é baixa; é a área mais débil do corpo, visto que é vulnerável ao frio e a umidade.

A CEBOLA: Alguns estudos indicam que a cebola é capaz de prevenir doenças como diabetes, câncer, tumores, infecções no intestino, pâncreas e fígado, além de fortalecer o sistema imunológico do organismo. Mas porque a cebola nos faz chorar?

Os supostos benefícios que colocar cebola nos pés pode fazer ao organismo:
1. Devido a presença de ácido fosfórico na cebola, o sangue de todo o corpo vai sendo purificado conforme passa pelo pé.

2. Elimina vírus e bactérias que estão no sangue.

3. Apesar do cheiro forte da cebola, ela elimina o chulé pois as substâncias ruins que causam o mal cheiro são “puxadas” pela cebola.

Mas é verdade ou mentira?
De acordo com o Dr. Joe Schwarcz que publicou no Office for Science & Society um artigo sobre o tema: Is it true that onions can absorb bacteria? “A coisa mais fascinante sobre o e-mail que circula sobre as propriedades curativas das cebolas é que algumas pessoas acreditam nele…”.

Leia mais: Os benefícios do esporte para a saúde mental

Esse hoax é uma reinvenção de um antigo mito que dizia que deixar cebolas cortadas na janela do quarto a noite, absorvia o vírus da gripe espanhola e evita que pessoas fiquem doentes (mentira).

Alguém decidiu juntar técnicas de acupuntura chinesa com alguns benefícios da cebola e criar um boato para espalhar na internet que encontrou pouca dificuldade de viralizar.

As cebolas possuem sim muito benefícios, no entanto, para obter estes é necessário ingeri-las, colocar cebolas nos pés fará de você apenas um “tolo”, ou seja, é MENTIRA.

Fonte: Blasting News

Compartilhar

RECOMENDAMOS

Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here