Setembro é o mês de conscientização da luta contra o suicídio. Trata-se de um problema de saúde pública que atinge todas as idades, classes, etnias e gêneros. Vários são os determinantes que levam alguém a entender que não existe nenhuma opção além da morte e uma delas é a depressão.

Considerando o quanto esse tema é comum e diário, reuni aqui algumas frases que são ditas para pacientes com esse diagnóstico que, mesmo tendo o intuito de ajudar, aumentam o estigma sobre esse problema e dificultam a luta contra a doença. No entanto, como só apontar o problema não ajuda, cada frase tem uma ou mais opções para que se possa renovar o repertório. Vamos lá?

1) Você só precisa se animar!
A depressão afeta vários aspectos do funcionamento de uma pessoa. Se animar, se refere a um aspecto passageiro do humor. A pessoa depressiva não escolhe estar deprimida, ela simplesmente está. Sugerir que ela se anime não é algo passível que ela faça sozinha e essa cobrança pode fazer com que a pessoa se feche.
O que dizer? “posso te acompanhar no que você gosta/gostava” ou “com o tratamento, você se sentirá melhor”.

2) Você precisa de Deus/ajuda espiritual.
O apoio espiritual é bom para alguns pacientes, mas isso não significa que essa é a única causa da depressão. A depressão é uma doença e precisa ser tratada em todos os aspectos que afeta, a religiosidade é apenas uma delas. Limitar a depressão a ausência de Deus gera culpa e constrange a pessoa a procurar ajuda que precisa.
O que dizer? “posso ir ao culto/serviço/missa com você, se não puder ir sozinho”.

Leia Mais: 9 formas de ajudar um amigo com depressão (sem descuidar de si mesmo)

3) Eu sei o que você está sentindo.
Mesmo que essa fala de alguém que já enfrentou a depressão, ela pode ser sufocante. O diagnóstico pode ser o mesmo, no entanto a vivência da dor é algo único e não pode ser comparada.
O que dizer? “eu consigo perceber que sua dor é enorme”, “percebo que você está sofrendo”.

4) Você tem que aprender a superar isso.
A pessoa com depressão já lida com suas culpas e cobranças internas. Essa fala apenas aumenta a sensação de fracasso que o paciente já sente.
O que dizer? “aos poucos, vamos lidar com isso” ou “estarei aqui para ajudar você a lidar com isso”.

5) Você não tem motivos para estar deprimido.
A depressão não é baseada numa relação de causa e efeito, mas sim numa série de variáveis que altera a percepção do mundo e o ser e estar no mundo. Não se trata de uma escolha do paciente.
O que dizer? “estou aqui se quiser falar sobre o que está acontecendo. Posso não entender, mas ouvirei sem julgamentos”.

Leia Mais: Oito sintomas físicos de depressão além da tristeza

6) Você só tem que sair de casa.
O isolamento é um sintoma da depressão muito comum. O paciente sente que o mundo é muito pesado ou que não conseguirá interagir de forma aceitável.
O que dizer? “se quiser sair, posso te acompanhar” ou “farei uma caminhada, deseja ir comigo?”.

7) A vida é dura
Essa fala só aumenta a sensação de fracasso do paciente em lidar com suas demandas, já que ele se sente o único a não “dar conta” de sua vida.
O que dizer? “você não precisa lidar com isso sozinho” ou “estou aqui, caso precise de ajuda”.

8) Você tem que se ajudar
A depressão pode ser, em muitos casos, incapacitante. Mesmo que saiba, cognitivamente, que precisa de apoio, nem sempre tem forças para procurá-la sozinho. Para outros pacientes, admitir que precisa de ajuda profissional é muito difícil e é necessário que seus queridos indiquem que existe essa necessidade.
O que dizer? “você está doente. Pode contar comigo, mas não posso ajudá-lo a se tratar. Precisa de ajuda para procurar um profissional?”.

Essas são apenas algumas sugestões. Se você acompanha alguém com esse diagnóstico é preciso entender que aquela pessoa não desejou estar doente e precisa do seu apoio e amor. Apesar de serem apenas algumas frases, elas demonstram interesse, empatia e apoio e esses são ingredientes essenciais para ajudar.

Compartilhar

RECOMENDAMOS




DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here