O papel dos pais é um dos mais complicados que vamos aprender ao longo da vida, posto que ter um filho implica, entre muitas outras coisas, uma felicidade extrema e um esforço constante para sua educação e seu crescimento como pessoa. Como pai ou mãe sua figura será provavelmente o maior exemplo, o maior ponto de referência, que seu filho irá ter na vida.

A maioria das crianças ouvem o que dizem a elas, algumas inclusive fazem o que é dito, mas todas as crianças fazem o que os adultos fazem.

De fato você aprende que, conforme cresce, seu filho escolherá, conscientemente ou não, imitar suas condutas, e isso poderá até mesmo fazê-lo consciente de alguns comportamentos que não sabia que tinha mas que, em algum momento, são refletidos pelas crianças. Ser pai é ser exemplo até que seu filho possa ter consciência suficiente para moldar seus próprios padrões de vida.

Os anos da infância e da adolescência são decisivos
A infância e a adolescência trazem muitos desafios tanto para a vida da criança como para de seus pais. Isso se dá desse modo porque são etapas da vida em que uma pessoa começa a inserir-se em uma família, a conhecer costumes e culturas específicas e a forjar o que podem ser seus futuros valores e princípios.

Por essas razões, a disciplina e a genética que seu filho possui são tão importantes. Afinal, a educação vem dos pais, dos amigos e mais adiante a criança irá aprender também com o ambiente de seu colégios, seus professores, etc. O que seu filho valorizará nos círculos sociais é o que puder ver e o que puder aprender a partir dos exemplos observados.

Os conselhos devem ser sempre condizentes com os atos
As crianças prestam atenção em tudo, e tudo o que disser a elas deve ser acompanhado de um ato representativo: então, como pai, se você aconselha seu filho sobre qualquer aspecto e faz o contrário, provavelmente a criança dará mais atenção ao que fez do que ao que disse. Muitas serão as ocasiões na quais seu filho irá recriminá-lo pois você não age conforme sua lição, o que lhe ajudará também a se dar conta de suas fragilidades e defeitos.

“A palavra convence, mas o exemplo arrasta. Não se preocupe porque seus filhos não te escutam, mas te observam todo o dia.”
-Madre Teresa de Calcuta

Deste modo, a coerência é a base de qualquer coisa que deseja ensinar a seu filho: se ele acha que o que escuta e o que vê é coerente, provavelmente começará a lapidar sua personalidade e sua psique a partir daí para o futuro. Seu filho o admira e o vê como seu próprio espelho, onde pode observar seu reflexo quando fica em dúvida sobre algo; aí está o desafio e o esforço de ser pai.

Algumas dicas para educar seu filho por meio do exemplo

Já falamos que a educação de um filho é uma tarefa muito complexa, muito mais se você pensa que estará sempre no foco de atenção e que qualquer coisa que realizar servirá de exemplo. Grande parte do que seu filho poderá aprender virá do que ensina a ele, por isso estas dicas podem ser úteis para guiá-lo no processo educacional:

-Em primeiro lugar, a dica é aproveitar o dia a dia: as regras para comer à mesa, os horários e deveres do colégio, etc., podem servir para reforçar hábitos responsáveis na conduta de seu filho.

-A comunicação é outro dos pilares da relação pais e filhos que pode ser exemplo diário: qualquer gesto, expressão ou palavra lhe ajudará a conhecer melhor a seu filho e vice versa.

-Outro ponto importante são as normas: devem ser claras e estar acompanhadas de explicações coerentes. É bom que seu filho entenda que às vezes uma coisa é o que ele quer, e outra o que tem que seguir para ser educado.

-Uma das coisas que podem ocorrer quando ensina seu filho por meio de exemplo e não só por conselhos é que você se engane. Não esqueça, no entanto, que todo mundo se engana e que você também tem direito a isso: seu filho tem que saber que há espaço para erros na vida.

Se reconhecermos nossos erros e mostramos a eles o lado positivo que é aprender com as falhas, eles entenderão que são dessas situações que saem experiências de vida. Muitas vezes parece complicado, mas é a sinceridade que conta e sempre poderemos pedir perdão.

Viva de tal modo que quando seus filhos pensem em justiça, carinho e integridade, pensem em você”
H. Jackson Brown

(Fonte: amenteemaravilhosa.com.br )

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA