Transtorno de personalidade histriônica faz parte de um grupo de condições chamado de transtornos de personalidade “dramáticos”. As pessoas com esses transtornos têm emoções intensas, instáveis e autoimagens distorcidas.

Para as pessoas com transtorno de personalidade histriônica, sua autoestima depende da aprovação dos outros e não surge de um verdadeiro sentimento de autoestima.

Eles têm um enorme desejo de ser notados, e muitas vezes se comportam de forma dramática ou inadequadamente para chamar a atenção. A palavra histriônico significa “dramático ou teatral.”

Este distúrbio é mais comum em mulheres do que em homens e, geralmente, se torna evidente pela adolescência ou início da idade adulta.

Quais são os sintomas do transtorno de personalidade histriônica?

Em muitos casos, as pessoas com transtorno de personalidade histriônica têm boas habilidades sociais; Contudo, elas tendem a usar essas habilidades para manipular os outros de modo a poder ser o centro das atenções.

Uma pessoa com esse transtorno pode também:

  • Ficar desconfortável a menos que seja o centro das atenções.
  • Se vestir de forma provocativa e / ou apresentar um comportamento de forma sedutora inadequada.
  • Mudar emoções rapidamente.
  • Agir de forma bastante dramática, com as emoções e expressões exageradas, mas parece faltar sinceridade.
  • Ser excessivamente preocupada com a aparência física.
  • Buscar constantemente garantia ou aprovação.
  • Ser crédula e facilmente influenciada por outros.
  • Ser excessivamente sensível a críticas ou desaprovação.
  • Ter uma baixa tolerância à frustração e ficar facilmente entediada com projetos, muitas vezes começando a rotina sem terminá-la ou pular de um evento para outro.
  • Não pensar antes de agir.
  • Tomar decisões precipitadas.
  • Ser autocentrada e raramente mostrar preocupação com os outros.
  • Ter dificuldade em manter relacionamentos, muitas vezes parecendo falsa ou superficial nas suas relações com os outros.
  • Ameaçar ou tentar o suicídio para chamar a atenção.

O que causa Transtorno Histriônico personalidade?

A causa exata do transtorno de personalidade histriônica não é conhecida, mas muitos profissionais de saúde mental acreditam que tanto fatores aprendidos e herdados desempenham um papel no seu desenvolvimento.

Por exemplo, a tendência para o transtorno de personalidade histriônica ocorrer em famílias sugere que a suscetibilidade genética para a doença pode ser herdada. No entanto, o filho de um pai com esse transtorno pode estar simplesmente repetindo o comportamento aprendido.

Outros fatores ambientais que podem estar envolvidos incluem a falta de crítica ou punição a uma criança, o reforço positivo que é dado somente quando a criança completa certos comportamentos aprovados e atenção imprevisível dada a uma criança por seus pais, tudo levando a confusão sobre que tipo de comportamento ganha a aprovação dos pais.

Leia Mais: A beleza ensinada, um fator desconhecido que pode acabar com a sua AUTOESTIMA

Transtornos de personalidade também geralmente se desenvolvem em relação ao temperamento individual e estilos psicológicos e maneiras como as pessoas aprendem a lidar com o estresse, enquanto crescem.

Como o Transtorno histriônico de personalidade é diagnosticado?

Se os sinais deste distúrbio de personalidade estão presentes, o médico começará uma avaliação através da realização de história clínica e psiquiátrica completa. Se os sintomas físicos estão presentes, um exame físico e testes laboratoriais (tais como estudos de neuroimagem ou exames de sangue) também podem ser recomendados para assegurar que uma doença física não está causando sintomas que podem estar presentes.

Se o médico não encontra nenhuma razão física para os sintomas, ele ou ela pode indicar a pessoa a um psiquiatra ou psicólogo, profissionais de cuidados de saúde que são especialmente treinados para diagnosticar e tratar doenças mentais. Psiquiatras e psicólogos usam ferramentas de entrevista e verificar se uma pessoa sofre com um transtorno de personalidade.

Tratamentos para Transtorno Histriônico de Personalidade

Em geral, as pessoas com transtorno de personalidade histriônica não acreditam que precisam de terapia. Eles também tendem a exagerar seus sentimentos e não gostam de rotina, o que torna seguir um plano de tratamento difícil. No entanto, eles podem procurar ajuda se a depressão – possivelmente associada com uma perda ou um relacionamento fracassado – ou outro problema causado por suas ações lhes causa sofrimento.

Psicoterapia é geralmente o tratamento para o transtorno de personalidade histriônica. O objetivo do tratamento é ajudar o indivíduo a descobrir as motivações e medos associados com os seus pensamentos e comportamento, além de ajudar a pessoa a aprender a se relacionar com os outros de uma forma mais positiva.

Leia Mais: Os principais fatores que causam a baixa autoestima

A medicação pode por vezes ser usada como tratamento de outras condições que também podem estar presentes com esta desordem, como depressão e ansiedade.

Que complicações estão associadas com Transtorno de Personalidade Histriônica?

Transtorno de Personalidade Histriônica pode afetar, a vida social, profissional, relacionamentos de uma pessoa, e como ela reage a perdas ou falhas. As pessoas com este transtorno também estão em maior risco do que a população em geral a sofrer de depressão.

Quais são as perspectivas para as pessoas com Transtorno de Personalidade Histriônica?

Muitas pessoas com este transtorno são capazes de viver bem socialmente e no trabalho. Aqueles com casos graves, no entanto, podem enfrentar problemas significativos em suas vidas diárias.

Transtorno Histriônico de Personalidade pode ser prevenido?

Embora a prevenção do transtorno de personalidade histriônica não seja possível, o tratamento pode permitir que uma pessoa que está propensa a esse transtorno aprenda maneiras mais produtivas de lidar com as situações.

Fontes:
Web MD: “Mental Health and Histrionic Personality Disorder”
MedlinePlus: “Histrionic personality disorder.”
Mayo Clinic: “Personality disorders.”
Internet Mental Health: “Histrionic Personality Disorder.”

(Fonte: psicoativo)

*Texto publicado com a autorização da administração do site.

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here