Estar disposto a se colocar no lugar de outra pessoa antes de tomar uma atitude para sentir os danos que essa ação possa causar, é um aspecto chamado Empatia.

Acontece que as pessoas com maior sensibilidade chegam a desenvolver a empatia de maneira tão intensa, que são capazes de sofrer antes mesmo de causarem algum dano à alguém e com isso geram enorme constrangimento em suas relações sociais.

Geralmente é indicado que esse tipo de pessoa procure a psicoterapia para compreender e aprender a lidar suas emoções.

Pessoas altamente sensíveis processam informações de maneira diferente, sons altos, imagens de violência ou dor, luzes muito brilhantes e multidões podem afetá-las profundamente. Portanto, para serem felizes, precisam de ambientes calmos onde seus sentidos possam descansar. Embora isso não seja tudo.

Encontre abaixo os principais pontos que podem trazer maior felicidade para a vida dos altamente sensíveis:

1. Um ritmo de vida mais lento e simples

Como as pessoas altamente sensíveis processam as informações em um nível mais profundo, elas geralmente precisam de mais tempo para executar determinadas tarefas, como tomar café da manhã ou sair de casa pela manhã.

Elas também precisam de um pouco mais de tempo para tomarem decisões, mesmo as mais simples, como escolher o sabor de um sorvete, porque acham mais complicado processar a enorme quantidade de opções existentes, já que em sua mente avaliam cuidadosamente todos os prós e contras a ponto de, em alguns casos, poderem sofrer uma verdadeira paralisia pela análise.

Portanto, pessoas altamente sensíveis tendem a ser mais felizes levando um ritmo de vida mais lento e apostando em um estilo de vida mais simples.

2. Um ambiente tranquilo para relaxar após um dia agitado

Todos nós precisamos de um equilíbrio entre ocupação e descanso, mas para pessoas altamente sensíveis é essencial. No final do dia, essas pessoas absorvem uma quantidade impressionante de informação e a processam até o último detalhe, que geralmente é exaustivo, não apenas mentalmente, mas também fisicamente.

O tempo de relaxamento e desconexão ajuda-os a reduzir o nível de estimulação e a restaurar sua paz interior. Sem esse equilíbrio, uma pessoa altamente sensível pode acabar sofrendo de ataques de pânico ou depressão. É por isso que elas precisam de um lugar calmo onde se sintam completamente à vontade para descansar.

3. Permissão para ficar animado

Pessoas altamente sensíveis não são apenas suscetíveis a estímulos externos, mas também muito sensíveis emocionalmente. Elas geralmente têm emoções à flor da pele e não podem deixar de expressar o que estão sentindo. Isso significa que mostram sua raiva sem peneiras, bem como sua alegria.

Para essas pessoas, é muito importante expressar suas emoções, porque ser forçada a reprimi-las fará com que se sintam muito piores. Portanto, é essencial que recebam validação daqueles que os rodeiam e que os outros apreciem essa sinceridade.

4. Hora de se adaptar à mudança

As transições são muitas vezes difíceis para todos, mas para pessoas altamente sensíveis elas podem se tornar rapidamente uma enorme fonte de estresse que as sobrecarrega. Até mesmo mudanças positivas, como iniciar um relacionamento ou mudar para a casa dos seus sonhos, podem ser estressantes para essas pessoas.

Elas precisam de um período de tempo mais longo para se acostumarem com as transformações e aceitá-las totalmente. Pessoas altamente sensíveis têm seu próprio ritmo e é importante que os outros o respeitem, porque tentar acelerá-lo só causará mais estresse e desestabilização.

5. Uma saída para o seu lado criativo

Muitas pessoas altamente sensíveis experimentam uma necessidade imperativa de criar. Elas canalizam suas observações, ideias e emoções através da arte, poesia, música… Sua sensibilidade pode tornar-se tão grande e a incompreensão social tão grande que precisam explorar outros canais para expressar seu mundo interior.

Para essas pessoas, a criatividade é um tipo de válvula de escape que lhes permite liberar todas as experiências emocionais e sensoriais.

6. Um ambiente natural e belo

Quer gostemos ou não, o nosso ambiente nos afeta. No entanto, a influência do ambiente sobre pessoas altamente sensíveis é ainda mais intensa. Espaços desordenados, caóticos ou simplesmente feios geram um estado de desconforto que é difícil de suportar, a ponto de poder desestabilizá-las emocionalmente causando irritação, frustração e / ou tristeza. Pelo contrário, a natureza e os ambientes arranjados com bom gosto estético fazem com que se sintam felizes, é como se os ajudassem a recarregar a bateria emocional.

7. Dormir bem

Todos nós precisamos dormir e uma noite de sono ruim tem o seu preço, mas para pessoas altamente sensíveis, problemas de sono são um pesadelo insuportável. Não dormir as deixa de mau humor e afeta profundamente seu desempenho ao ponto de acharem quase impossível fazer qualquer coisa.

O sono ajuda pessoas altamente sensíveis a processar experiências diurnas para subtrair parte de seu impacto emocional, de modo que elas precisam tanto quanto o oxigênio para respirar.

8. Relacionamentos interpessoais significativos

Pessoas altamente sensíveis não são necessariamente introvertidas, mas gostam de companhia inteligente e precisam encontrar uma alma gêmea que entenda sua natureza sensível ou pelo menos a respeite. Essa pessoa pode ajudá-las a se protegerem da superestimulação e validar seus sentimentos, facilitando suas decisões do dia-a-dia.

No entanto, se elas não encontrarem alguém que os entenda e valorize, elas preferem ficar sozinhas, já que os relacionamentos superficiais carecem de encanto e rapidamente as entediam. Pessoas altamente sensíveis querem se conectar com relacionamentos profundos e evitam casos superficiais.

9. Uma rica vida interior

Pessoas altamente sensíveis têm uma maior predisposição para olhar dentro de si, questionar continuamente seus valores e sempre tentar aperfeiçoar alguma coisa.

De fato, não é estranho que sejam classificadas como “almas antigas”. Essas pessoas geralmente não procuram experiências vibrantes, mas são capazes de viver intensamente as experiências mais simples que, para outros, muitas vezes passam despercebidas, como um pôr do sol. Nelas, a intensidade ocorre por dentro.

10. Um senso de vida

Algumas pessoas parecem flutuar na vida sem direção ou propósito. Para pessoas altamente sensíveis, é impensável. Pelo contrário, elas geralmente gastam muito tempo refletindo sobre questões filosóficas.

Quem são? Por que eles estão no mundo? Qual o significado da sua vida? Essas pessoas estão sempre procurando por um significado mais profundo que dê sentido à sua existência e ações.

Se não conseguirem encontrá-lo, poderão sofrer uma crise existencial. Sua felicidade depende em grande parte de encontrar o seu lugar no mundo.

(Fonte Original: gutenberg.rocks)
*Texto traduzido e adaptado por Naná cml da equipe Fãs da Psicanálise.

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Compartilhar

RECOMENDAMOS



Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here