Você não usa mais as mesmas roupas ou dirige o mesmo carro de duas décadas atrás, então por que continua se punindo com as mesmas crenças?

1. “Eu sou estranho”

É muito comum se preocupar se você é “normal“, especialmente quando você quer se integrar a um grupo e ter amigos, diz Traci Stein, autora, psicóloga e professora associada da Universidade da Columbia.

Essa linha de pensamento pode levá-lo a fazer coisas terríveis em nome de ser aceito pelos outros. Mas uma das melhores coisas de envelhecer é libertar-se de se preocupar tanto com o que os outros pensam de você.

Reformule-o : “Sou diferente e único e é isso que me faz incrível!

2. “Eu nunca serei bom o suficiente, por mais que eu tente”

Se você recebeu muitas críticas no passado, pode ser fácil acreditar que você é um fracasso, mas esse modo de pensar pode se tornar uma profecia autor realizável, criando um ciclo de medo do fracasso que o impede de tentar. Então esse medo é reforçado quando não é bem sucedido, diz o Dr. Stein.

Reformule-o : “Sou bom o suficiente para tentar e o fracasso é apenas faz parte do aprendizado, não uma declaração sobre quem eu sou”.

3. “Se não consigo fazer perfeitamente, não vale a pena fazer”

Ter uma mentalidade perfeccionista é uma maneira rápida de diminuir sua felicidade e progresso. “Muitas pessoas superestimam a probabilidade de não darem certo ou assumirem um resultado negativo que pode levá-las a evitar fazer tudo ou não dar o melhor de si”, diz Flo Leighton, enfermeira certificada em saúde mental e terapeuta da Union Square Practice.

Estes são os sinais claros de que você é um perfeccionista e está arruinando sua vida .

Reformule-o : “Tentar algo novo sempre vale a pena, mesmo se você não conseguiu fazê-lo perfeitamente”.

4. “Meu chefe acha que meu trabalho é ruim”

Todo mundo, às vezes, se preocupa com o desempenho no trabalho, mas tentar antecipar a reação do seu chefe ou colocar palavras na boca só fará você se sentir ansioso e desnecessariamente estressado .

Em vez de se sentir assim, tente procurar evidências reais de como está o seu desempenho e se concentrar nos seus pontos fortes, diz Leighton.

Converse com seu chefe, leia seus relatórios de desempenho e peça uma opinião externa que possa ajudá-lo a ver a imagem real do seu trabalho.

Reformule-o : “Meu chefe me faz críticas construtivas sobre como tornar meu trabalho cada vez melhor.”

5. “Todo mundo está fazendo melhor do que eu”

Chamo isso de efeito de redes sociais ou natureza humana simples, mas é muito comum recorrer a outras pessoas da sua idade e pensar que elas são mais avançadas no jogo da vida do que você , diz Jo Eckler, psicólogo clínico e autor de Eu posso consertar você, porque você não está quebrado .

Você deve resistir à necessidade de se comparar aos outros.

Reformule-o : “As redes sociais não mostram a realidade e é muito injusto comparar meus piores momentos com os melhores dos outros”.

6. “Eu sou uma bagunça”

Em algum momento, tornou-se “comum” para jovens adultos, especialmente mulheres, agir como se não soubessem o que estão fazendo e vivendo constantemente em um estado de crise.

À medida que envelhece, você pode se virar para ver os outros e se perguntar como eles conseguiram permanecer estáveis enquanto você ainda tenta decifrar os mistérios da vida adulta, diz o Dr. Eckler. É hora de parar de sentir pena das decisões que você tomou no passado e se concentrar em suas habilidades.

Reformule-o : “Sou um adulto razoável e competente e posso lidar com isso”.

7. “Eu tenho que encontrar meu propósito na vida”

É um mito que você precisa ter uma razão concreta para viver sua vida plenamente , diz Helena Lass, psicóloga e fundadora da Wellness Orbit. Realmente, gastar todo o seu tempo tentando encontrar aquela “coisa” que responderá a todos os sonhos e esperanças pode fazer com que você perca essas oportunidades que você tem em sua vida agora.

À medida que envelhece, permita-se continuar procurando as respostas para as grandes perguntas, mas também para se sentir satisfeito com o que encontrar ao longo do caminho.

Reformule-o : “É importante encontrar significado em minha vida, em vez de passar minha vida procurando o significado da vida”

8. “Se não estou em um relacionamento agora, estou destinado a ficar sozinho para sempre”

Todos passamos por um período de tempo em que gostaríamos de alcançar marcos importantes na vida, como nos formarmos na Universidade ou nos casarmos.

Reformule-o : “Só porque não tenho alguém especial, não significa que nunca terei. A pessoa certa está lá em algum lugar ”

9. “Trabalho duro, mereço esse luxo”

Sentir o direito de ter certas coisas pode levá-lo ao caminho da decepção e da ruína financeira, diz o Dr. Talley. A vida raramente é justa e, quanto mais cedo você perceber que ninguém lhe deve nada, mais feliz você será .

Reformule-o : “Eu trabalho duro, economizo para comprar o relógio que quero”

10. “Se eu comprar essa rotina de exercícios do Instragram ou essa cápsula do Facebook, terei o corpo dos meus sonhos”

Se há algo que as redes sociais sabem como fazer é vender sonhos e produtos que podem “ajudar” você a conseguir o que sempre sonhou. Mas você raramente encontrará o que procura apenas verificando o que as pessoas publicam no seu mural, diz o Dr. Talley. E se você está procurando perder peso, é muito provável que o que acaba sendo mais leve seja a sua carteira.

“Meu conselho para alguém que sofre com esse tipo de coisa é fazer uma” limpeza rápida “do Instagram, Facebook e usar esse tempo extra para construir relacionamentos profundos genuínos com um grupo menor de pessoas na vida real”, acrescenta. .

Reformule-o : “Não há atalhos, será preciso muito trabalho para conseguir o que quero, mas posso alcançá-lo”

11. “Eu sou uma gorda nojenta”

“Os ideais irrealistas e inatingíveis de beleza em nossa cultura levaram 91% das mulheres a ficarem descontentes com sua aparência em algum momento de suas vidas ” , diz Susan Edelman, psiquiatra e autora de Be Your Own Sexy Brand .

E não são apenas mulheres: muitos homens também se sentem constrangidos com a aparência . Isso pode levar a comportamentos perigosos, dietas, depressão e ansiedade.

Reformule-o : “Quero ser saudável e feliz, não apenas um número na balança”

11. “Tenho que parecer modelo ou nunca terei um parceiro”

Sejamos honestos: a maioria de nós não se parece com modelos! E isso não nos torna indignos de amor ou de ter um relacionamento feliz. ” A maneira como você trata as pessoas é muito mais importante do que sua aparência ” , diz o Dr. Edelman.

“Ser gentil, generoso ou bom ouvinte são características que, muito mais provavelmente, ajudam a atrair e manter um bom relacionamento.”

Reformule-o : “Todos nós vamos parecer diferentes, isso é parte do que nos torna quem somos”.

12. “Só terei sucesso se for melhor que outra pessoa”

Derrotar os outros para que te reconheçam pode fazer você se sentir bem no momento, mas em longo prazo, esse desejo de se definir como melhor do que os outros será contraproducente , diz Emily O Lockamy, um terapeuta em Wilmington, Carolina do Norte.

“Uma maneira mais eficaz de promover um senso positivo é desenvolver a autoestima“, diz o médico.

Reformule-o : “O sucesso me enche, e quanto mais satisfeito me sinto, meu ambiente é melhor”

13. “Eu tenho que fazer tudo”

Há uma enorme pressão sobre os jovens, desde tenra idade, para se destacar em tudo. Espera-se que você seja o líder da turma, pratique esportes, tenha um grupo de amigos e tenha um corpo super modelo, diz Tracey Masella, assistente social licenciada no Silver Hill Hospital em New Cannan, Conneticut.

Mas isso sempre o deixa buscando a melhor oportunidade e nunca satisfeito com o que tem e passou de experiências boas, sem mencionar que isso o desgasta. Quando você tem 40 anos, é hora de deixar essas expectativas para trás.

Reformule-o : “Não preciso fazer tudo, posso escolher apenas o que me faz feliz e me satisfaz”

14. “Ficarei feliz quando atingir este próximo objetivo”

Ter objetivos é ótimo, mas ter sua autoestima baseada em coisas externas fará com que você se sinta mal e sempre queira mais, diz Lockamy.

Reformule-o : “Eu posso ser feliz agora, aqui está uma lista das coisas pelas quais sou grato”.

15. “Eu sou um perdedor inútil”

Pensamentos como esses são um fardo, diz Cecelia Mylett, diretora clínica dos centros do CAST. Reconhecer o sentimento por trás disso (depressão, frustração) pode ajudá-lo a reconhecer o que seu cérebro está realmente dizendo e não ficar atolado na dúvida.

Reformule-o : “Às vezes, sinto que não sou bom o suficiente, mas sei que sou uma boa pessoa (ou o que faz você se sentir bem ou conquistou em sua vida)”.

16. “Eu farei isso amanhã”

“Muitos dos meus jovens clientes combatem a procrastinação; eles sabem o que devem fazer para ter a vida que desejam, mas parecem não conseguir fazê-lo ”, diz Kenny Weiss, consultor.

Reformule-o : “Vou trabalhar nisso por 15 minutos e depois posso fazer uma pausa, se precisar”

17. “Não posso dizer não, isso seria rude.”

Não dizer “não” é muito estressante e pode prejudicar você por ultrapassar seus próprios limites.

Parte de ser adulto é aprender a dar um não “firme”, mas firme sem mentir ou inventar desculpas, diz Weiss

Reformule-o : “Não, não poderei fazer isso”

18. “Quero ter uma vida como Kim Kardashian ou Kobe Bryant”

Ao crescer, muitos idolatram cantores, atores, atletas ou outras celebridades, mas fazer parte da maturidade é reconhecer o quão irrealistas são esses ideais e encontrar modelos mais adequados, diz a Dra. Belle.

“Pesquise seus sistemas de suporte da vida real e trabalhe com seus próprios objetivos e expectativas, em vez de procurar alguém na televisão ou nas mídias sociais”.

Reformule-o : “Quero viver minha melhor vida, não a de outra pessoa”.

19. “Foi a pior coisa que aconteceu comigo”

Acreditar que todo fracasso ou retrocesso é a pior coisa que poderia acontecer, sem a possibilidade de mudança, é uma receita para a depressão, diz Eliza Belle, psicóloga.

Embora algo possa parecer “o pior” agora, provavelmente não é, e lembrar-se que esse fato pode ajudá-lo a tomar uma atitude jamais pensada antes, aquela que faltava para alçar voos maiores.

Reformule-o : “Todos nós recuamos, vou superar isso”

(Fonte Original: gutenberg.rocks)
*Texto traduzido e adaptado por Naná cml da equipe Fãs da Psicanálise.

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Compartilhar

RECOMENDAMOS



Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here