Há várias situações em que temos de falar a verdade a um amigo e não sabemos como. Seja porque ele nos pede uma opinião sincera, seja porque achamos que ele está procedendo errado ou porque tomamos conhecimento de algo que a pode magoar.

Quer abrir o jogo com o seu amigo, mas morre de medo de perder a amizade? Nós separamos algumas dicas que podem te ajudar a completar essa missão com sucesso e manter (ou até fortalecer) a amizade de vocês!

1. Destaque que o essencial para uma boa relação é a sinceridade
Antes de começar a contar a verdade para o seu amigo, enfatize que a sinceridade é uma das características básicas de uma verdadeira amizade!

A sinceridade traz consigo outro sentimento muito importante numa relação: a confiança! Depois de contar a verdade, lembre novamente o seu amigo que ele é muito especial para você, e que falar a verdade é muito importante para manter uma relação duradoura!

2. Escolha bem o local e contexto para a conversa
Levar o seu amigo para um lugar que seja agradável, calmo e confortável pode ser muito importante para ajudá-lo a relaxar e, consequentemente, estar mais compreensível para entender o que você tem a dizer.

Além disso, nunca tenha uma conversa dessas em frente a outras pessoas. Se a verdade pode magoar a outra pessoa, certamente você não vai querer causar uma situação embaraçosa para ele.

3. Escolha bem as palavras
No momento de falar uma dura verdade a um amigo, é importante escolher bem as palavras para não magoar ainda mais. Se é uma verdade difícil de escutar, nunca será agradável, mas uma coisa é ser sincero, outra coisa é ser cruel.

4. Crie uma situação cômica para aliviar a tensão do momento
Dependendo do assunto, agir de modo descontraído ou inserir o tema a ser discutido num contexto cômico pode ajudar bastante a aliviar o stress.

O objetivo é não transformar o assunto em tabu ou drama para a relação. Mostre para o seu amigo que vocês podem falar sobre qualquer coisa, com sinceridade e naturalidade.

5. Envie uma mensagem contando a verdade!
Se o seu amigo mora longe ou está viajando, enviar uma carta ou uma mensagem pode ser uma boa solução! O importante é não deixar passar o tempo escondendo sua opinião do seu amigos.

Escreva tudo o que você precisa contar para o seu amigo, mas nunca teve coragem. Explique os seus pontos de vista e os motivos que o levaram a não conseguir conversar com ele pessoalmente.

No final, se a outra pessoa precisar, lhe dê tempo para processar o que foi dito. Mas nunca duvide que falar a verdade foi a melhor opção se você realmente valoriza a amizade!

Compartilhar

RECOMENDAMOS



Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here