Quando falamos em confiança, geralmente a primeira coisa que vem à nossa mente é a questão da autoestima. Sem dúvida, ela está diretamente ligada ao assunto, mas confiança é mais do que apenas gostar de si. Ser confiante é também ser capaz de acreditar na vida. É ter fé de que tudo se encaminha para o bem. É ser a sua própria luz. É ter coragem de dar o próximo passo. É confiar nos processos pelos quais você está passando. É se entregar à vida.

Mas como é que eu consigo essa tal confiança? Vende no supermercado? Tenho que conhecer algum segredo?

Se existe algum grande e misterioso segredo para encontrarmos a nossa confiança eu não conheço, mas sei que há algo que funciona muito bem para estimulá-la e fazer com que ela cresça: VISÃO POSITIVA.

Confiança nada mais é do que ser capaz de enxergar o lado positivo das coisas. Muito mais do que sobre aparência, dinheiro, personalidade ou conquistas, ser confiante é uma questão de perspectiva. Se você consegue ver o que há de positivo em você, no mundo, nas pessoas, nas oportunidades e até nas dificuldades, nada vai conseguir te impedir de confiar.

A vida é exatamente como você a vê. Se você vê o bem, você vive o bem. Quando conseguir perceber isso, naturalmente e sem grandes esforços, sua confiança desabrochará.

Assim como quase tudo o que precisamos para sermos felizes, a confiança vem de dentro. Essa positividade que você precisa para se tornar mais confiante está dentro de você. Ela vem do coração, vem da respiração e, principalmente, da sua mente. Sua forma de pensar pode tanto te fazer mais confiante a cada dia como pode destruir totalmente aquilo que mantém a sua confiança. Para que não destrua, cuide bem dos seus pensamentos.

Só você pode saber quais dos seus pensamentos precisam ser reavaliados e quais são as perspectivas negativas que precisa mudar para se tornar mais confiante. Mas vou dar um empurrãozinho para você começar: escolhi seis bons pensamentos que estimulam visões positivas sobre você mesmo e sobre a vida. São todos parte da minha reflexão sobre o assunto confiança. Você pode começar por eles, mas não deixe de fazer a sua própria reflexão.

1) O universo é abundante e há muito para todos

Pare de se preocupar com questões como “muita gente já fez isso”, “não sobrou espaço/oportunidades/amor/trabalho para mim” e “é tarde demais”. Você tem ideia do tamanho do universo? Eu também não! Sabe por que? Porque ele é imenso, muito maior do que somos capazes de imaginar. Existe muito mais espaço, recursos, oportunidades, pessoas, felicidade e amor do que nossa mente consegue visualizar. Saia da perspectiva da escassez e acredite na abundância. Existe muito para todos.

Leia Mais: Como livrar a mente dos pensamentos negativos

2) Confiança se adquire com a prática

Tão importante quanto estimular a confiança de dentro para fora, é perceber que você a adquire também através das suas experiências. A prática é muito importante para adquirir confiança. Uma criança não adquire confiança para andar de bicicleta olhando como as outras crianças fazem. Ela precisa praticar. Você não se torna mais confiante para conversar com outras pessoas ficando trancado no quarto com fones de ouvido o dia todo. Você precisa praticar. Com a prática, a confiança cresce. Se quer ser mais confiante, esteja disposto a buscar experiência.

3) A vida que você quer está esperando que você abra as portas para ela entrar

Sabe por que você pode confiar na vida? Porque uma coisa é certa: a única coisa que você precisa para viver a vida que deseja é abrir-se a ela. Está nas suas mãos, pode confiar. Se você ainda não está vivendo como gostaria, é porque ainda não se abriu totalmente. Qual é a porta que você ainda precisa abrir? A porta da coragem? A porta da dedicação? A porta do desapego material? A porta da independência? Descubra quais portas estão fechadas e comece a abri-las.

Leia Mais: 3 dicas simples para turbinar o pensamento positivo

4) Ser diferente é muito mais legal

Essa é uma questão bastante complicada na infância e na adolescência, quando tudo o que queremos é ser aceitos e morremos de medo de sermos ridicularizados por algo que temos de incomum. Mas quando chegamos à fase adulta, fica mais fácil diluir esse “problema” se aprendemos a usar de forma positiva aquilo que temos de diferente. Com a maturidade, vamos aprendendo a nos importar menos com bobagens. Começamos a nos divertir com aquilo que antes era um “defeito gravíssimo”. Nos tornamos independentes e não sentimos mais necessidade de convencer os outros a gostarem de nós, porque descobrimos que o que nos faz felizes de verdade é nos permitirmos ser quem somos. Não fazemos mais tanto esforço para nos encaixarmos, pois descobrimos que se destacar e ser diferente é muito mais legal! É tão bom gostar, curtir, aproveitar e usar as nossas particularidades! Que graça teria se você fosse igual a todo mundo?

5) Você é o herói, não a vítima da sua história

Você não é uma vítima da vida. A vida não está te maltratando, ela está apenas respondendo às suas ações e pensamentos. Se você não está gostando do que está recebendo, mude o que está emitindo. Enquanto você pensar e agir como se fosse uma vítima, é assim que a vida vai te responder. E se você mudasse essa visão sobre si mesmo e se enxergasse como o herói da sua história? O herói é aquele que ergue a cabeça, encara os desafios, acredita em si mesmo e vai em frente. O herói, quando cai, levanta. Quando erra, tenta de novo. Experimente uma nova visão sobre você mesmo, aja como tal e observe a vida começar a te responder de uma forma totalmente nova.

6) Você é suficiente

Você não tem que aumentar, melhorar, aprender ou mudar nada para ser suficiente no momento presente. Você já é luz, já é beleza, já é paz, já é harmonia, já é amor. Você já é bom o suficiente, já é forte o bastante. Você já é completo, por dentro e por fora. Não te falta nada. Você é suficiente. Você. É. Suficiente.

(Autora: Stephanie Gomes)

(Fonte: desassossegada)

*Texto reproduzido com autorização da administração do site parceiro.

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here