Fato é que a sua mente pode te derrubar ou te fazer alçar voos maiores. Aprender como controlar os pensamentos negativos é a chave para tomar as rédeas de sua vida.

Pode parecer mentira, mas a vida financeira e profissional está diretamente ligada com a vida emocional. Se você não consegue controlar seus pensamentos e sempre tem expectativas negativas, acaba não conseguindo se dar bem em vários campos da vida.

Isso impede que você progrida e ainda pode trazer vários problemas relacionados ao transtorno de ansiedade.

Pensando nisso, criei esse artigo com dicas para que você consiga finalmente encontrar o equilíbrio emocional e mandar para bem longe os pensamentos negativos!

Dicas lidar com os Pensamentos Negativos

1 – Não confunda pessimismo com realismo: é comum ouvir pessoas dizendo: “eu não sou pessimista, sou realista!”. Porém, normalmente elas estão querendo disfarçar sentimentos negativos com fatores de risco que realmente existem. Não é porque alguma coisa deu errado para alguém que dará para você. Controlar os pensamentos e sentimentos negativos não é fácil mas é sim possível. Não seja pessimista. As coisas podem dar certo!

2 – Encare seus pensamentos negativos como um problema: não deixe que os sentimentos negativos te invadam. Para controlar os pensamentos é preciso identificar os negativos e saber que eles são um problema. Pergunte a si mesmo quais são os seus medos (medo de dirigir por exemplo), o que te impede de fazer algo que você tanto quer? Feito isso, diga a si mesmo que são obstáculos que você mesmo está colocando. Pensamentos negativos são pedras no seu caminho e você tem o poder de tirá-las.

3 – Não tente controlar tudo: se você passa muito tempo tentando controlar todas as situações, rapidamente começa a ficar pessimista. Percebe que não é possível estar em todos os lugares e controlar situações incontroláveis. Preocupe-se menos com as coisas triviais.

4 – Não guarde para si mesmo: tente compartilhar os seus pensamentos com alguém. Um amigo, um parceiro ou alguém que queira conversar. É preciso não guardar esses pensamentos só para você. Não deixe que eles criem raízes e passem de pensamentos negativos para sentimentos rancorosos. Claro e não menos importante, busque ajuda profissional, um psicólogo poderá lhe auxiliar por meio da psicoterapia a superar tais obstáculos.

5 – Não deixe que as preocupações te dominem: é difícil não ficar pensando em algo que está te preocupando. Mas, uma forma de controlar é realmente não se preocupar. Falar parece mais simples do que fazer, porém, para não se concentrar tanto no problema que está gerando pensamento negativos faça outras tarefas. Pinte, cante, dance, vá a um teatro e faça alguma atividade que você gosta. Assim você vai se sentir bem melhor. Como já dizia nossa avó: o que não tem remédio, remediado está!

6 – Pense em tudo que você já conquistou: ao ter pensamentos negativos muita gente esquece de tudo o que já tem. Pare um pouco de se concentrar nas coisas negativas e pense no que você conquistou até agora. Quantas pessoas poderiam dizer que tem o que você já possui, quantas pessoas já passaram pelas mesmas experiências? Se você foi capaz de chegar até aqui, com certeza será capaz de ir para frente e fazer o que você quiser!

7 – Viva o presente: não se atenha tanto a questões do passado. Se algo deu errado para você no passado, siga em frente. O que passou, já foi e não há como ser mudado. Porém, você pode construir uma nova história. Você mudou, cresceu, teve outras vivências e agora já está preparado para enfrentar o futuro. Tudo que passou deve ser encarado como oportunidade!! Oportunidade de crescimento e aprendizado. É preciso entender que você merece ser feliz e que pode conquistar o que há de melhor.

Impedir que sentimentos te invadam e controlar os pensamentos negativos é uma das formas mais eficazes de evitar problemas de transtorno de ansiedade e depressão.

Entenda sempre o poder da sua mente. As afirmações que você faz mentalmente podem refletir sobre a sua vida. Pense positivo e conquiste tudo aquilo que você merece!

(Imagem: Andrii Podilnyk)




Aline Lisboa Farias, psicóloga graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduanda em Arteterapia pelo IJEP (INSTITUTO JUNGUIANO DE ENSINO E PESQUISA) e co-fundadora do projeto Cor&Ação. Proprietária da Lysis Clínica de Psicologia. “Ser Psicóloga é entrar em contato direto com as fragilidades e potencialidades humanas. Estar em contato direto com o intimo de cada ser, é o que dá sentido a minha existência.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui