Estar acompanhado de quem se gosta é maravilhoso. Mas tão bom quanto isso é descobrir em si mesmo a melhor companhia.

Para além disso, algumas pessoas naturalmente preferem ter um círculo social reduzido, com poucos e bons amigos, e não se importam em passar um tempo sozinhas ou fazer passeios comuns desacompanhadas.

Às vezes, esses indivíduos podem ser vistos como introspectivos, solitários ou até mesmo depressivos. Mas a verdade é que muitos deles não se sentem sozinhos.

Na realidade, eles apenas se sentem completos e realizados com a própria companhia. Esses momentos são preciosos pois permitem que essas pessoas se conectem com elas mesmas, o que proporciona uma clareza de raciocínio e mais consciência para tomar decisões e lidar com o que quer que a vida apresente.

Mas quais são os traços que caracterizam a personalidade de uma pessoa solitária?

1. Limites sólidos
Respeito é a palavra de ordem. Já que essas pessoas conhecem a importância de ter seu próprio espaço, elas geralmente tem um enorme e cuidadoso respeito com o espaço dos outros.

Elas podem ser enfáticas sobre esses limites para que eles sejam estabelecidos de forma firme e saudável.

2. Lealdade
Conquistar a amizade de alguém que prefere ficar sozinho pode parecer um desafio, pois essas pessoas podem demorar a se sentirem confortáveis o suficiente para serem espontâneas e abertas a novos contatos, além de serem mais seletivas com quem vão permitir uma intimidade maior.
Mas, uma vez ultrapassada essa barreira, cria-se uma amizade sólida. Provavelmente o amigo mais leal que você terá.
Eles reconhecem o próprio valor e farão com que você também reconheça o seu, estando sempre dispostos a ajudar.

3. Mente aberta
Só porque eles parecem mais introspectivos, não quer dizer que os solitários sejam rígidos ou conservadores. Na maioria das vezes, o que se passa é exatamente o oposto.

Experimente convidá-los para uma aventura, uma atividade diferente, algo novo e empolgante. Com certeza você estará em boa companhia.

4. Equilibrados
Como essas pessoas passam mais tempo na própria companhia, elas têm um contato mais íntimo com seu interior e com processos de autoconhecimento.

Por isso, quando estão diante de adversidades, os solitários têm facilidade para encontrar equilíbrio e lidar com essas situações.

Mesmo após momentos de muito estresse e desgaste, esses indivíduos aproveitam os momentos solitários para recarregar as energias.

Leia Mais: Eu sou minha melhor companhia

5. Autoconsciência
Enquanto muitas pessoas encontram dificuldades em conhecer e lidar com suas emoções, os solitários optam por focar em si mesmos e estarem conscientes de si.

Isso resulta em autoconfiança, pois eles sabem que ninguém os conhece melhor do que eles mesmos. Por isso, é mais fácil para eles compreender os outros.

Isso não significa que eles não passem por momentos de depressão e ansiedade. Mas é fato que, por estarem acostumados a se auto analisar, há mais facilidade em superar essas fases e vê-las como aprendizado.

6. Eles valorizam o tempo
Nem atrasados, nem adiantados. É importante para os solitários se relacionarem com o tempo da melhor forma possível.

Eles sabem o quanto esse é um bem precioso para si e para os outros. Por isso, evitam desperdiçar tempo.

7. Eles sabem que ninguém é perfeito
Todos possuem defeitos e isso nem sempre é algo negativo. Eles sabem que o melhor a se fazer é identificar pontos que podem ser melhorados e lidar com eles, sabendo que tudo faz parte da personalidade de cada pessoa como um todo e que basta usar isso ao próprio favor.

Eles sempre são completamente honestos consigo mesmos e com outros e sempre tentarão ajudar trabalhar esses defeitos.

8. Empatia
Por fim, solitários têm a capacidade de compreender o outro com muita habilidade.

Eles podem ser mais atentos aos traços de personalidade de outras pessoas e sabem dizer com facilidade quando há algo diferente.

Pelo fato de serem tão empáticos, também é mais fácil para eles enxergar o lado positivo de cada situação.

Eles também são muito práticos e procuram soluções simples para conflitos.

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here