O perdão é um ato de misericórdia, mas acima de tudo libertação; para quem o recebe, mas especialmente para quem o dá. Esse exercício de generosidade com um e com os outros é essencial para manter a estabilidade emocional , fechar capítulos antigos e abrir novos. É muito complicado guardar rancores e é por isso que hoje trouxemos algumas frases que o ajudarão a perdoar.

Em muitos casos, não é fácil perdoar a pessoa que nos machucou , especialmente quando nossos pensamentos pedem por vingança ou nossas ações alimentam esse ressentimento. Ainda mais difícil quando a lesão foi causada por alguém que amamos. Por isso, como dizemos, é um ato de generosidade, a resolução de um diálogo consigo mesmo.

Assim, o perdão é um ato sublime, que é o resultado de um processo de reconciliação. Isso implica um novo pacto , o que significa não incorrer novamente nos comportamentos que deram origem à afronta. Vale a pena, em qualquer caso. Para nós e para os outros.

Abaixo, compartilhamos 8 frases que ajudarão você a perdoar.

“Nada pior para a cabeça e, portanto, para o corpo, do que medo, culpa, ressentimento e crítica, o que faz você julgar e cúmplice daquilo que não gosta.” (Facundo Cabral)

Uma das frases que o ajudarão a perdoar vem da caneta de Benjamin Franklin. Diz o seguinte: “As três coisas mais difíceis deste mundo são: manter um segredo, perdoar uma queixa e aproveitar o tempo”

O perdão nunca é fácil, nem para um nem para a outra parte. Nos dois casos, exige grandeza. Para aqueles que pedem perdão, porque devem reconhecer seu erro e se comprometerem a não repetir a queixa. Para quem perdoa porque exige nobreza, generosidade e compreensão das fraquezas suas e dos outros.

Mahatma Gandhi disse muitas das frases que o ajudarão a perdoar. O perdão estava na base de toda a sua filosofia de vida. Uma dessas frases afirma:

“O perdão é a coragem dos corajosos. Somente aquele que é forte o suficiente para perdoar uma ofensa sabe amar.”

Martin Luther King, disse:

“Aquele que é incapaz de perdoar é incapaz de amar”

No amor há sempre a capacidade de perdoar e no perdão há sempre a capacidade de amar.

William Shakespeare nos oferece uma visão do perdão que revela seu alcance. Não só favorece quem o recebe, mas também quem o dá. Uma de suas frases diz:

“O perdão cai como uma chuva suave do céu para a terra. É duas vezes abençoado; abençoa quem a dá e quem a recebe”

Ao perdoar, quem é capaz de esquecer a queixa, ele se amplia. Ele é capaz de superar os danos que recebeu e buscar a paz com o outro. Quem é perdoado recebe esse benefício, mas não de graça. Ele também cresce reconhecendo seu erro e admitindo que seu comportamento não fosse aceitável.

Uma das razões mais importantes para perdoar é o fato de que todos os seres humanos cometem erros. É isso que uma frase de Jacinto Benavente nos lembra:

“Perdoar só é aprendido na vida quando, por sua vez, precisamos ser muito perdoados”

Somos humanos e, mais cedo ou mais tarde, todos precisamos de perdão.

Por outro lado, também existem aqueles que se culpam e se exageram quando cometem um erro. Aqueles que se sentem eternamente condenados a pedir desculpas por tudo o que fazem. A este respeito, Confúcio diz:

“Perdoe tudo a quem nada se perdoa”

Uma frase que exige generosidade de espírito.

Demián Bucay também nos lembra o grande benefício que alguém que perdoa obtém. Um de seus pensamentos aponta o seguinte:

“Após uma ofensa, o caminho para recuperar a calma, obter liberdade e equilíbrio psicológico é perdoar. Só então curaremos nossa ferida e impediremos que o ressentimento nos paralise ”.

A sentença final é fundamental em suas declarações. Rancores têm uma força enorme. Quando são muito intensos e permanecem por muito tempo, acabam paralisando. Limitando a vida emocional e impedindo o progresso.

Seria bom ter essas frases em mãos que o ajudarão a perdoar. O perdão libera e amplia. O importante é fazer isso de coração, de um lado para o outro. Não é um ritual simples eliminar a culpa, mas uma parada e uma reflexão que devem levar ao crescimento de todos os envolvidos.

Fonte: gutenberg.rocks
*Texto traduzido e adaptado por Naná cml da equipe Fãs da Psicanálise.

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here