Somos seres múltiplos e múltiplos também são nossos sentimentos. A pesquisadora inglesa Tiffany Watt Smith, em seu livro The Book of Human Emotions (O Livro de Emoções Humanas, em tradução livre) categorizou 154 sentimentos descritos nos mais variados idiomas.

Em seu livro,  Tiffany nomeia várias dessas emoções específicas e praticamente desconhecidas. “Todos os tipos de sensações estão acontecendo e entender o que elas são pode nos aliviar”, diz.

Para a pesquisadora, “Nomear um sentimento pode ajudar a torná-lo menos desesperador quando você o está sentindo. Todos os tipos de sensações estão acontecendo e entender o que elas são pode nos aliviar.”

Conheça 9 deles na lista abaixo.

1. Amae
Em japonês, a palavra indica o sentimento de se aproveitar do amor de alguém para o seu próprio benefício.  Aquela pessoa que não se importa com a dor alheia e se aproveita desse sentimento.

2. L’appel du vide
A expressão francesa procura expressar a sensação de efemeridade e de que você nem sempre pode confiar nos seus instintos. Você está na plataforma esperando no metrô e de repente você se pergunta, “E se eu pulasse nos trilhos?”. A sensação que nem sempre você pode confiar nos seus instintos.

3. Awumbuk
Sabe quando você está com a casa cheia de pessoas, a alegria impera no ar, mas chega o momento em que as pessoas precisam ir embora e só o que resta é aquele vazio.

Ou então, quem nunca ficou imaginando em expulsar a visita de casa, mas se sente meio vazio quando elas finalmente vão embora?Esse sentimento de vazio foi intitulado de Awumbuk em Papua Nova Guiné.

4. Brabant
Há muito tempo, em 1984, Douglas Adams escreveu um livro chamado O Significado Profundo da Vida: Um Dicionário das Coisas que Ainda não Têm mas Deveriam Ter Nome, em tradução livre. Neste livro, ele, com colaboração de outras pessoas, dão nomes a vários sentimentos mirabolantes, que nunca foram identificados mas que, com certeza, todo mundo já sentiu. Brabant está nesse livro e é o sentimento de empolgação quando você provocou uma pessoa até o momento em que ela perdeu a linha (sentimento esse muito expressado entre irmãos). em que . Brabant, é o sentimento de empolgação que você sente ao provocar alguém até essa pessoa sair de si.

5. Depaysement
Os franceses têm uma palavra para isso: depaysement, o sentimento de ser um forasteiro. O sentimento de não pertencimento, de você estar fora de casa e saber que não fará coisas que faria, caso estivesse em casa.

6. Kaukokaipuu
Saudade de onde nunca se esteve, isso que os finlandeses querem expressar com essa palavra. Usada em frequência  quando uma pessoa possui ancestrais de determinada localidade, mas sente saudade e vontade de conhecer o lugar, sem nem terem estado lá.

7. Malu
Malu, um palavra de um povo indonésio, é sinônimo para o sentimento repentino de inferioridade, quando alguém de um status mais alto deixa todos os outros do grupo nessa situação. Imagine a situação de num happy hour onde estão todos descontraídos, fofocando, falando mal do chefe mas… o chefe chega.

8. Pronoia
Pronoi é quando o universo parece estar conspirando ao seu favor, um trocadilho com a palavra paranóia.

9. Torschlusspanik
A palavra alemã indica aquele sentimento de ver o deadline chegando e o trabalho ainda não está pronto. É aqueledesespero que invade quando há um prazo se esgotando e você precisa entregar uma tarefa.

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here