Nossa o conexão com a natureza é inegável. Somos parte dela apesar da necessidade que sentimos de viver separados dos outros animais.

O homem criou máquinas fantásticas, construções exuberantes, replica a vida selvagem em ambientes artificiais, porém ainda precisa do contato com a natureza.

Mesmo que você não seja um fã de fazer trilhas ou mesmo de olhar o mar, seu corpo e mente têm a necessidade desse contato, o que prova que, apesar de tudo que construímos, ainda somos animais.

Por isso, o contato com as formas naturais nos faz sentir menos estresse, melhoram a nossa memória, ajudam na nossa concentração e visão.

Um desafio conduzido pela University of Derby and The Wildlife Trusts, no Reino Unido, provou que em 30 dias de contato com a natureza, as pessoas se autodeclararam mais felizes e saudáveis.

Os pesquisadores afirmam que para pessoas que sofrem de doenças físicas ou distúrbios de saúde mental, como depressão e ansiedade, interagir com a natureza pode ajudar a controlar seus sintomas.

Listamos quatro benefícios que contato com a natureza pode lhe proporcionar. Veja:

1 – O CONTATO COM A NATUREZA VAI LIVRAR VOCÊ DO CANSAÇO MENTAL
Quando você chega ao final de um dia cansativo, sente que seu cérebro foi usado ao máximo e não há possibilidade de fazê-lo funcionar? Pois se expor a ambientes naturais pode lhe ajudar.

Ficar exposto a paisagens naturais tem o poder de recuperar sua mente da fadiga mental. Portanto, ir até um local onde você possa ver a natureza ao final de um dia estressante pode lhe ajudar a recuperar as energias.

2 – VOCÊ VAI FICAR MENOS ESTRESSADO
Sabemos que o dia-a-dia nas grandes cidades pode levar muitos de nós à níveis elevados de estresse. Por isso a importância de estarmos conectados com a natureza.

Pesquisadores compararam pessoas que realizavam caminhadas em ambientes urbanos e naturais.

Leia Mais: “CHEIRO DE MATO” E NATUREZA PREVINEM ESTRESSE E CÂNCER

O resultado apontou que os que caminhavam em ambientes naturais apresentaram diminuição de 16% do cortisol, comprovando que estar rodeado de elementos naturais melhora o nosso dia.

3 – SUA CONCENTRAÇÃO VAI MELHORAR
Vivemos em um momento da sociedade no qual as distrações são inúmeras: telefonemas, mensagens, notificações das redes sociais, etc. Tudo pode ser uma distração, o que dificulta a execução da mais simples tarefa.

Fazer uma caminhada ou mesmo observar uma paisagem que tenha elementos naturais pode fazer você retomar o foco naquilo que é importante.

Para além das distrações comuns, o contato com a natureza pode auxiliar crianças com Transtorno de Défict de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Estudos afirmam que a concentração das crianças melhorou após 20 minutos em um parque. Estar em locais onde existem plantas e espaços amplos pode ser uma ferramenta para gerenciar os sintomas de TDAH.

4 – PODE AJUDAR A REDUZIR INFLAMAÇÕES
Inflamação é um processo comum em nosso corpo e pode estar associada a diferentes doenças, inclusive de fundo emocional.

O contato com a terra pode ajudar, principalmente, crianças a terem uma organismo mais forte e menos suscetível a doenças.

Estudos indicam que existe uma série de bactérias que fortalecem o nosso sistema imunológico. O contato com a terra e com os animais permite que sejam desenvolvidas defesas, possibilitando que aqueles que tiveram mais contato com a natureza tenham um organismo mais fortalecido.

(Fonte: Zenklub)
*Texto publicado com a autorização da administração do site.




A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui