Distância é um conceito físico que, no caso do ser humano, tem implicações psicológicas. Um exemplo disso é encontrado em duas expressões coloquiais de uso diário, como “manter distância” ou “aproximar-se” de uma pessoa. Também se fala em “distanciamento” de uma situação ou pessoa. Mas o que significa distância em nossa vida?

Para o ser humano, a distância tem grande relevância também em termos físicos. Cada um de nós tem seus próprios espaços e os descreve de uma maneira específica. Cada um de nós estabelece um grau preciso de distância física em nossos relacionamentos sociais. Também se fala de um espaço individual, fundamental na vida.

“Os telefones celulares ajudam a manter contato com aqueles que estão longe. Os telefones celulares permitem que aqueles que se conectam … mantenham distância” Zygmunt Bauman.

A distância é um conceito que também se aplica aos objetos e seus efeitos na psique humana . A sensação gerada por uma sala transbordando de objetos é diferente daquela produzida por um ambiente no qual os objetos estão distantes.

Distância física e seus efeitos

A distância encontra sua forma mais evidente de expressão no plano físico. Distanciar-se ou aproximar-se fisicamente é uma manifestação de proximidade ou distanciamento emocional . Isso não é medido apenas com os centímetros que separam uma pessoa da outra, mas também com os gestos, o tom de voz e a posição adotada.

Os pesquisadores Lawrence E. Williams e John A. Bargh, o primeiro da Universidade do Colorado e o último da Universidade de Yale, conduziram um estudo intensivo sobre o assunto. Assim, chegaram à seguinte conclusão: “Representações perceptivas e motoras da distância física afetam os pensamentos e sentimentos das pessoas”.

Isso significa que a esfera emocional de uma pessoa também depende da distância física das outras. Durante sua pesquisa, Williams e Bargh pressionaram alguns voluntários a se distanciarem de algumas pessoas que consideram queridas. Eles descobriram que o anexo desapareceu com o tempo devido à separação.

Distanciamento e conflito

As conclusões do estudo de Lawrence E. Williams e John A. Bargh mostram repercussões em vários aspectos, incluindo conflitos. Um dos resultados do experimento indica que “a distância pode moderar a intensidade emocional dos estímulos”. Em outras palavras, quanto mais distante é uma coisa, menos ela nos afeta.

Isso prova a eficácia de tirar distâncias físicas de coisas que nos afetam negativamente. Com o afastamento, a influência negativa de uma pessoa ou situação é enfraquecida, tornando nossos sentimentos menos intensos e reduzindo nosso envolvimento. Afastar-se fisicamente das pessoas ou dos espaços de conflito ajuda a moderar o conflito.

Nos seres humanos e até nos animais , a proximidade e a distância também atuam no plano emocional e mental. Você pode estar fisicamente longe de algo ou alguém, mas sente um vínculo extremamente intenso, como se tivesse sido atacado. Ou o contrário: estar fisicamente ao lado de alguém, mas sentir-se a anos-luz de distância.

Se queremos cortar pontes com algo ou alguém, a distância física é apenas o primeiro passo. Certamente servirá para mudar o vínculo que temos com essa realidade, mesmo que não definitivamente. Para que isso aconteça, também deve ser estabelecida uma distância afetiva.

Ao mesmo tempo, para estabelecer uma proximidade emocional com alguém, é essencial estar fisicamente próximo, presente na vida de alguém. Também através de gestos concretos, como abraços, palavras, carícias. A proximidade emocional, por sua vez, implica ter essa pessoa em mente e aproximar-se do seu mundo interior através da conversa.

Se, em vez disso, o objetivo é fugir de alguém, primeiro teremos que nos separar fisicamente. Não estar presente com o corpo, nem mesmo em segredo, ou seja, espionar a pessoa, interessar-se por sua vida ou pensar continuamente nela. Somente cortando cada elo será possível colocar uma distância real, eliminando assim sua influência em nossa vida.

Fonte: lamenteemeraviglios
Imagem: Artem Podrez

Você sabia que o Fãs da Psicanálise também está no Instagram e no Facebook? Que tal fazer uma visitinha para nós por lá?

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here