Há pessoas que usam o silêncio sistematicamente contra os outros. Assim, eles adquirem um clima de tensão, um inconveniente, que se torna um castigo. Contra seu parceiro, filhos etc.

Parar de falar com alguém é uma forma de agressão.

Se uma pessoa se tornar perigosa para você, pare de falar com ela e pode ser uma maneira de se proteger. Se alguém fez algo realmente sério para você, pode ser uma maneira de provar isso e pode ser legítimo.

Refiro-me ao silêncio com o qual algumas pessoas punem sistematicamente as pessoas ao seu redor. Aquele pai, aquele marido, aquela mãe… Aquelas pessoas que, quando os outros ” não obedecem”, quando não gostam de algo … atacam em silêncio .

O silêncio imposto é muito doloroso. É uma agressão que dói mais que um grito, mais que um golpe. É a punição preferida dos manipuladores.

Aquela pessoa que não responde a saudação, que anda pela casa ignorando você, essa pessoa está atacando você. Você sabe por que ela faz isso: porque você não voltou na hora que ele/ ela queria, porque você não concordou com o pedido dela …

Se você perguntar sobre seu silêncio, ela dirá que não pode falar com você. Não é verdade, essa pessoa sabe que, ao tratá-lo assim, ela consegue o que quer e consegue manipulá-lo. Da próxima vez, você pensará duas vezes antes de não ceder aos seus desejos.

Se você é uma das pessoas que usa o silêncio como arma, pense nos danos que causa.

Se você é um daqueles que sofrem com alguém que agride com silêncio… eu recomendo:

· Seja forte e não sucumba à sua manipulação, talvez ele/ela pare de fazê-lo.

· Quebre o silêncio, fale com ele, não tenha medo dele. Desmonte seu teatro.

· Diga-lhe claramente o que você pensa. Explique que sua postura é irritante e desproporcional.

· Se seus silêncios são contínuos e afetam sua saúde mental, se puder, deixe essa pessoa. Afaste-se.

Agressão com silêncio não pode ser denunciada. Quem pratica essa “técnica” geralmente é uma pessoa que controla bem seus impulsos. Não acredite nela quando lhe disser que sofre mais! E, mesmo que fosse, está punindo você.

(Fonte Original: mundopsicologos.com)
*Texto traduzido e adaptado por Naná cml da equipe Fãs da Psicanálise.

(Imagem: Rafael Barros)

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Compartilhar

RECOMENDAMOS



Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Uso o silêncio para evitar brigas. Quando as tentativas de conversar fracassaram, viraram agressão verbal e estava partindo para a física. Quando a pessoa é mentirosa e sem remorso algum de ser assim, como posso ter qualquer conversa? É como escutar uma pessoa sem fundamento algum. Por isso prefiro o silêncio. O silêncio me traz paz. Faz eu refletir melhor do que com a pessoa alvo desse silêncio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here