Está se espalhando pelas redes sociais que um composto farmacêutico chamado sulfato de hidroxicloroquina “cura” ou previne a doença pelo coronavírus. O aviso é: não se automedique em hipótese nenhuma com este medicamento!

Ele é moderadamente efetivo como antiviral, mas apenas quando usado em conjunto com outros medicamentos, durante o tratamento hospitalar de pessoas infectadas, sob orientação médica. É usado para o tratamento da malária, e tem sérios efeitos colaterais, pois é tóxico para a retina, a pessoa pode ter a visão afetada (retinopatia). A dosagem tem que ser seguida periodicamente, e tem que ser feita uma consulta com um oftalmologista antes de ser prescrita.

Leiam aqui a extensa lista de efeitos adversos da hidroxicloroquina: https://consultaremedios.com.br/hidroxic…/…/reacoes-adversas

De um médico especialista, sobre a polêmica Hidroxicloroquina e Covid 19, resumidamente:

– a fundamentação científica ainda é frágil.
– as conclusões , ainda em estudo são baseadas em um único ensaio clinico randomizado( ECR) e as outras evidências são estudos observacionais simultâneos , que estão publicados e outros ainda em andamento.
– O principal e único ECR foi elaborado na China . No desenho de estudo foram agrupados pacientes com SARS ( e não assintomaticos ) outro braço com pacientes usando Hidroxicloroquina + Azitromicina e o outro grupo pacientes usando placebo. A conclusão foi que a efetividade da Hidroxicloroquina foi maior. E com P valor com significancia Estatistica ( p< 0,05) . Mas, as criticas do estudo se caracterizam pelo N populacional ser pequeno , para reproduzir a população mundial ou de algum país, o tempo de followup curto . E ainda precisa ser estudado por outros ensaios clínicos randomizados para tornar a evidencia robusta.

Ainda, como se não bastasse o medicamento Cloroquina pode causar vários efeitos adversos : retinopatia grave , cardiotoxidade e aparecimento de arritmias cardíacas , agravamento da insuficiencia renal para os pacientes nefropatas.

Aqui no RJ, os estoques de Cloroquina estão esgotados nas principais redes de farmácias . Fruto de desinformação com evidencia cientifica, cultura de pânico e histeria, que pode gerar uma outra pandemia : a do mau uso da tecnologia e o ”overtreatment”, o maior problema que verifico neste momento, é que se continuarmos neste ritmo sem nenhum freio pelas sociedade de especialidades, os verdadeiros pacientes que se beneficiam com a medicação ficarão desamparados .

Divulgue, compartilhe, por favor,

Renato Marcos Endrizzi Sabbatini

Você sabia que o Fãs da Psicanálise também está no Instagram e no Facebook? Que tal fazer uma visitinha para nós por lá?

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here