Cada pessoa tenta enfrentar o contexto atual da melhor maneira possível. Nem todos temos a mesma realidade, os mesmos meios ou uma boa rede de apoio. Portanto, é essencial que aprendamos a desenvolver certas habilidades psicológicas para gerenciar melhor fatores como confinamento e incerteza. Nesse caso, pode ser útil aplicar uma série de chaves para o autocuidado emocional durante o coronavírus.

Nos últimos dias. Muitas mensagens bem-intencionadas são abundantes, lembrando-nos que é hora de nos unir, de pensar no mesmo objetivo. No entanto, no campo da psicologia, sabemos que essa realidade está sendo dura para boa parte da população. Nas paredes de cada casa, você pode viver da solidão, da ansiedade, da dor da perda, dos problemas de relacionamento e dessa sombra familiar: o medo.

Às vezes, não basta manter rotinas, exercitar-se ou fazer videochamadas com familiares ou amigos. Ainda estamos perdendo alguma coisa. Isso nos leva a ser suspensos em uma espécie de roda emocional. Há momentos em que nos sentimos mentalmente fortes e em pouco tempo a frustração ou até o desejo de chorar batem à porta. Tudo isso também cai dentro da normalidade.

Agora, o importante é não ficar preso permanentemente nos pensamentos negativos. Essas realidades emocionais devem ser como nuvens passageiras: sentimentos que são observados, aceitos e abandonados, para que, depois, retorne a luz que nos permita ver o que nos rodeia com clareza e com calma interna adequada .

Portanto, aprendemos uma série de estratégias para melhorar nossa solvência em termos de autocuidado emocional.

Chaves para o autocuidado emocional durante a pandemia

Daniel Goleman apontou em seu famoso livro Emotional Intelligence , que as pessoas às vezes se confundem quando falam sobre a necessidade de controlar emoções. As emoções fazem parte da vida e, como tal, “controle” nunca será sinônimo de bloqueio ou negação no nosso dia a dia.

Pelo contrário, é uma questão de modulação, de reduzir o efeito perturbador que certas emoções podem ter enquanto ainda entendemos sua mensagem e seu objetivo adaptativo. Por exemplo, se eu me sinto frustrado e até percebo a pontada de raiva por ficar tanto tempo em casa, é inútil negar ou tentar esquecer esse estado interno .

Seria simplesmente canalizar. Para encontrar uma atividade que me permite a “libertar” essa emoção. As chaves para o autocuidado emocional durante uma pandemia exigem um compromisso constante conosco. Essas seriam, portanto, as diretrizes para começar a aplicá-las.

Verifique seu humor ao longo do dia

Não há realidade mais paradoxal que o confinamento forçado em um contexto de pandemia. Mais do que angústia, a incerteza reina. E quando essa sensação está presente, nossa mente está cheia de dúvidas: quanto tempo isso vai durar? O que acontece se eu conseguir? E se alguém da minha família estiver infectado, o que farei? O que acontecerá em uma semana? …

Essas dúvidas persistentes aumentam o sofrimento emocional quase sem perceber. Entramos em um estado de hipervigilância e tudo começa a ficar complicado, a parecer mais difícil. É de vital importância que, ao longo do dia, tenhamos consciência do nosso estado de espírito e das emoções que estão nos dominando. Nós devemos dar um nome a eles.

Aceito minhas emoções, me dou o que preciso

Entre as chaves para o autocuidado emocional durante o coronavírus está, acima de tudo, a aceitação . O que significa isto? Basicamente, envolve não substituir quaisquer pensamentos, sentimentos ou emoções. É normal sentir-se preocupado, sentir angústia e até mal-entendidos em algum momento.

Afinal, cada pessoa lida com esse contexto de uma maneira e, às vezes, podemos nos surpreender com a positividade dos outros ou com uma visão mais relaxada e até festiva da realidade atual que muitos mantêm.

Cada um encara como pode e sabe. Às vezes, o humor é apenas um bom mecanismo de defesa. Trata-se de aceitar os outros e aceitar nossas realidades internas.

Depois de monitorar nossas emoções e identificá-las, devemos nos dar o que precisamos. A angústia precisa estar ligada. Você precisa se concentrar no momento em que se apresenta através de uma conversa com alguém que ama, através de uma atividade que gera paz.

Frustração, inquietação e ansiedade precisam de canais de expressão. E tristeza, o refúgio de calma, o mundo de um livro, o equilíbrio da música …

Quem você quer ser durante esta crise? Coloque as emoções a seu favor

Acredite ou não, todos nós tivemos um papel durante a crise atual. Todos somos protagonistas nesse cenário de emergência. E todos devemos ser responsáveis. Portanto, uma das chaves para o autocuidado emocional durante o coronavírus é ter clareza sobre quem você quer ser.

Podemos escolher tornar-se aquelas pessoas que são levadas por pensamentos irracionais e pânico. Pessoas que fazem compras compulsivas , mantidas em cativeiro por emoções como raiva e raiva, complicam a convivência com as suas. Não é apropriado.

Em você existem recursos e potencial para ser alguém excepcional. Agir com equilíbrio, serenidade e confiança para enfrentar com mais calma esses dias. Medite, racionalize pensamentos. Identifique estressores, situações que aumentam sua preocupação. Concentre-se no momento presente, não preveja.

Concentre-se no que você pode controlar

Um fato inegável sobre o COVID-19 é que ele permanece como um inimigo desconhecido. Ter que enfrentar algo novo gera ansiedade e pode, sem dúvida, mergulhar em estados de grande incerteza. Portanto, uma das chaves do autocuidado emocional durante o coronavírus é focar no que podemos controlar.

Para isso, é apropriado pegar papel e lápis e fazer duas colunas. Em um deles, escreveremos o que podemos controlar sobre essa situação (proteção contra o contágio, cuidar de nós mesmos, cuidar de nossa saúde física e emocional, criar estratégias para nos sentirmos melhor etc.).

Na outra coluna, escreveremos o que está além do nosso controle, como saber a duração dessa crise. No final deste exercício, refletiremos sobre ele para perceber que, apesar de tudo, controlamos coisas importantes. Coisas que podem favorecer nossa calma, nossa maneira de encarar o momento presente.

Portanto, não deixemos de atender a esse universo essencial e primário, como nossas emoções.

(Fonte: lamenteesmaravillosa)

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

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