Você sabia que os cães Shihtzu podem entender, através da pronúncia e da entonação, aquilo que se diz? Pois é a mais pura verdade!

O ShihTzu é uma pequena raça de cães de companhia , de temperamento dócil e tranquilo, originária do Tibete. Seu peso varia de 4.5 até 8.6 kg quando adultos, e geralmente seus pelos possuem cores variadas.

A revista Science publicou um estudo, feito por cientistas, que comprovou que os Shihtzu utilizam as mesmas áreas do cérebro que os humanos para reconhecer as palavras. Nesse estudo foram utilizados 13 cães que foram ensinados a permanecer quietos no momento da ressonância magnética. Durante esse processo, eles ouviam as vozes de seus tutores.

Também foi utilizada uma seleção de expressões animadoras numa entonação positiva e com um tom de voz normal, essa mesma experiência foi realizada com palavras neutras. Acontece que o hemisfério esquerdo do cérebro é usado para diferenciar as palavras, não importa a entonação usada.

A conclusão do estudo é a de que os cães são capazes de perceber as palavras, tanto as positivas quanto as neutras, pronunciadas em qualquer entonação, entendendo exatamente os seus significados. No mesmo momento, o hemisfério direito compreende o tom de voz e proporciona mais emoção àquilo que nossos Shihtzu escutam.

Atilla Andics, um dos autores do estudo, explica: “Esta pesquisa mostra que o cérebro de um Shihtzu não apenas analisa o que dizemos, mas também unifica dois tipos de informação para chegar a um só significado”.

Agora que você já sabe dessa super dica da ciência, você pode entender as expressões do seu cachorrinho quando você conversa com ele. O shihtzu realmente entende o que você fala!

*As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo, de acordo com os estudos apontados.

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here