Se temos um animal de estimação em casa, há certas coisas que não fazem bem a eles, embora nossa intenção seja a melhor . Em muitas ocasiões, estamos brincando com os sentimentos de nossos amigos, mesmo sem perceber e acabamos deixando-os tristes.

Algumas coisas e ações diárias devem ser suavizadas ou evitadas, para não prejudicar o coração do nosso amigo.

A recompensa da chamada

Muitas vezes chamamos nosso amigo e ele vem instantaneamente. É importante dar um presente quando você vai por esse caminho. O presente pode ser uma carícia. Essa é a chave, a recompensa para não partir o coração do animal. Se o chamamos e depois lhe dermos um banho, por exemplo, sabendo que essa atividade não é agradável para ele, ele associará a chamada a algo que não é agradável. Nunca devemos puni-lo quando ele nos obedecer, sob nenhuma circunstância.

Gritos

Quando o cachorro ainda é um filhote, é normal que ele fique excitado com pessoas novas em casa, por isso não é surpresa que ele venha subir nos convidados. Embora não possamos tolerar esse comportamento, é aconselhável não gritar. O melhor que podemos fazer é prendê-lo antes.

Esfregar o focinho ou palmadas

Alguns proprietários têm o mau hábito de esfregar o focinho de seu animal de estimação quando ele faz algo errado. Por exemplo, se ele fizer suas necessidades no lugar errado. No entanto, com esse tipo de atitude, o cão nunca aprenderá e ficará triste. Existem muitas outras maneiras de ensinar e treiná-lo.

Puxadas com a coleira

Não permita que o cão puxe muito a alça, mas nem mesmo você deve fazer isso. É aconselhável parar e esperar. Espere um momento, quando ele andar vocês seguirão o caminho. Certamente, fazer este exercício várias vezes fará com que ele entenda que toda vez que tiver esse comportamento, a caminhada irá parar.

Se formos nós que os puxamos, eles sentirão uma violência à qual certamente não estão acostumados, e também poderão reagir violentamente, ou se sentirem tristes e doloridos.

Confinamento

Quando nosso amigo comete um erro, ele não deve ser trancado em uma gaiola ou sala. Isso não leva a lugar nenhum e não o ajuda a aprender, o ideal é ensiná-lo e treiná-lo através de reforços positivos.

O mais importante é que o animal assimile os ensinamentos, ele não entenderá que o confinamento se deve a sua má conduta e a punição não terá qualquer utilidade.

A caminhada diária

Entre as coisas que nosso animal de estimação mais ama é a sua caminhada diária. Muitos cães ficam o dia todo esperando a hora de sair. Eles precisam liberar energia; portanto, uma das principais atividades que devemos fazer é levá-lo para passear ou correr.

Puni-lo sem a sua caminhada diária, além de absurdo, não cumpre nenhum objetivo . Pelo contrário, uma das principais razões pelas quais nosso amigo tem problemas comportamentais é porque ele não libera energia. Então você tem que dar um passeio, ajudá-lo a liberar sua adrenalina.

Punição por mastigação

Os cães sempre têm um desejo incontrolável de mastigar, especialmente quando são filhotes. É por isso que nunca devemos puni-los por isso. Devemos saber que a mastigação é uma necessidade para eles.

A melhor medida é adquirir brinquedos especiais para mastigação e colocar seus objetos que eles não devem morder em um local inacessível para eles. Dessa forma, eles concentrarão sua atenção nos brinquedos à sua disposição.

Quebrar promessas quebra seu coração

Se quisermos que o animal confie plenamente em nós, não podemos quebrar promessas do que dizemos. Se dissermos “vamos”, e ele associar a palavra à sua caminhada, não podemos mais tarde suprimi-la. Além da frustração, nosso cão gradualmente vai deixar de confiar em nós.

O mesmo acontece com um alimento, não mostre um lanche se você não for dá-lo ou se vai esperar meia hora para dar. Esses tipos de ações transformarão nosso cão em desconfiado, reservado e com menos sociabilidade.

Devemos estar atentos para cumprir o que “prometemos”.

(Fonte Original: misanimales.com)
*Texto traduzido e adaptado por Naná cml da equipe Fãs da Psicanálise.

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

(Imagem: Steve Bruce)

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here