Uma dúvida frequente quando se fala em dharma ou propósito: as pessoas perguntam, “Como seguir em diante com a vida, enquanto não encontramos nosso dharma, nosso propósito?” Vamos ver aqui como lidar com essa questão de uma forma muito simples e prática.

A confusão sobre propósito surge por querermos mastigar mais do que conseguimos. Achamos que é uma coisa só. Que temos só um propósito. E, meu Deus, como faço se não o encontro! Estou perdido na vida? Estou à deriva no oceano de possibilidades?

Não é assim. A coisa não é tão dramática como pode parecer. O segredo está em entender e identificar seu dharma, seu propósito, em partes. Afinal, você não só trabalha. Você é um ser multifacetado, com diferentes focos, necessidades e identificações.

Podemos separar nosso propósito, nosso dharma, em 7 categorias, que estão ligadas aos nossos 7 chakras:

1. Chakra raiz (muladhara) – dharma vocacional.

2. Chakra do sacro (svadhisthana) – dharma natural.

3. Chakra do plexo solar (manipura) – dharma ocupacional.

4. Chakra cardíaco (anahata) – dharma pessoal.

5. Chakra da garganta (vishudha) – dharma comunitário.

6. Chakra da terceira visão (ajna) – dharma universal.

7. Chakra da coroa (sahasrara) – dharma espiritual.

O primeiro, que é confundido com o propósito da vida, é mesmo o mais difícil de acertar. Se você sente que não encontrou sua vocação, não se sinta mal. Em minhas palestras sempre pergunto e é normal coisa de apenas 10% dizerem que encontraram a vocação. A vida hoje está direcionada de tal forma que as pessoas realmente não buscam sua verdadeira natureza. Muitos se perdem neste sentido. É necessário coragem e esforço para isso.

Mas isso é só um de sete! Os outros seis são muito claros. Não fica dúvida alguma sobre como exercer eles. Então, o foco é seguir em diante com os outros seis, mesmo se está se sentindo inseguro ou perdido em relação ao primeiro!

Sua vocação é importante, sem dúvida. Mas você também precisa de viver seus outros dharmas, se não a vida fica completamente fora do eixo. E na medida que vive seus outros dharmas, experimentará clareza e paz, crescente foco e sabedoria. Com isso conseguirá mais facilmente encontrar sua vocação.

*Os artigos assinados por nossos colunistas não refletem a opinião e filosofia do Fãs da Psicanálise

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Giridhari Das
mestre espiritual brasileiro e autor de livros de auto-aprimoramento e autorrealização em yoga. Seus ensinamentos podem ser vistos em palestras, livros e vídeos gratuitos na internet e ao vivo no Yoga Resort e Fazenda Retiro que fundou na Chapada dos Veadeiros, o Paraíso dos Pândavas. O foco de seus conhecimentos é o Caminho 3T, onde ele transmite centenas de dicas, fatos e técnicas testadas pelo tempo e confirmadas pela ciência para o autoaperfeiçoamento.Seus ensinamentos podem ser encontrados em seu site, através de seus vídeos, frases no Instagram e livros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here