O mundo vive dias muito caóticos, em que uma pandemia parece se tornar, a cada dia, uma ameaça em concretização.

A ansiedade de que somos acometidos em momentos como este pode ser talvez até mais prejudicial que o mal a que tememos.

Aqueles que se veem nessa condição de ansiedade, podem valer-se de técnicas específicas e comprovadamente eficazes para diminuir os níveis de ansiedade. A respiração é a chave. Confira:

1. Técnica de respiração: o diafragma respiratório

Quando pensamos em respirar, a maioria de nós visualiza instantaneamente o par de pulmões. No entanto, é preciso dizer que o verdadeiro responsável por esse processo é o diafragma. É logo abaixo dos pulmões e separa o peito da área abdominal. Ele se move quando respiramos e, se respiramos com amplitude, estimulará outros órgãos, como o fígado e um grande número de tecidos, a promover a circulação sanguínea, promovendo a eliminação de toxinas.

Precisamos estar mais conscientes dessa área do nosso corpo, porque o diafragma é a parte essencial na maioria das técnicas de respiração. Vamos ver como tomar consciência disso e como estimulá-lo.

• Vamos colocar uma mão no abdômen e outra no peito.
• As costas devem estar retas.

• Em seguida, pegue a área pelo nariz de uma maneira muito profunda.

• Devemos garantir que a área que infla seja o diafragma (o abdômen) e não o tórax.

• A seguir, vamos expirar pela boca.

• O ideal é conseguir entre 6 e 10 respirações lentas por minuto.

2. Respiração alternativa pelas fossas nasais

Esta é uma das técnicas de respiração mais conhecidas. É ideal para reduzir a ansiedade, relaxar e promover uma melhor concentração todos os dias. Aqui estão os passos que devemos seguir:

• Sente-se confortavelmente, lembre-se de manter sempre as costas retas.

• Com o polegar direito, tampamos a narina direita.

• Então inalaremos profundamente o oxigênio pela narina esquerda até atingirmos o máximo.

• Vamos prender a respiração para depois tapar a narina esquerda e expirar pela narina direita.

• Repita a operação ao contrário.

Pode parecer complicado no começo, mas quando o automatizarmos, poderemos experimentar os incríveis benefícios das diferentes etapas.

3. A respiração do crânio brilhante ou kapalabhati

Kapalabhati é uma das técnicas de respiração mais curiosas e também as mais eficazes para reduzir a ansiedade e otimizar nosso sistema respiratório. Isso nos ajuda a limpar nossas vias aéreas e até melhorar nossa capacidade pulmonar.

O termo Kapalabhati vem do sânscrito e é a união de dois conceitos: Kapala significa ” crânio” e Bati significa “brilhante ou o ato de purificar” . Vamos ver no que consiste:

• Sentamos novamente com as costas retas.

• Estamos nos aproximando do queixo do peito.

• Fechamos os olhos para focar mais na respiração.

• Estamos profundamente inspirados.

• E agora fazemos o seguinte: alcançaremos expirações rápidas contraindo os músculos do abdômen, imaginando que, com esse gesto, levemos o umbigo à coluna vertebral.

• À medida que essas expirações se tornam realidade, nosso corpo irá inspirar automaticamente. O ideal é atingir pelo menos 10 a 15 expirações rápidas sucessivas. Descanse por alguns minutos e tente novamente.

4. Técnica de respiração com visualização

Muitas técnicas de respiração incluem várias visualizações para alcançar um relaxamento mais profundo. No entanto, requer mais experiência para que o processo nos beneficie e nos ofereça essas sensações catárticas capazes de ocultar as tensões e reduzir a ansiedade ou o estresse .

Vamos levar em conta esta estratégia original:

•Vamos deitar em um tapete ou até em uma cama.

• Vamos colocar uma mão no abdômen e a outra no peito para controlar a boa realização da respiração: pelo diafragma.

• Vamos respirar fundo pelo nariz, imaginando apenas uma onda do mar que timidamente nos cobre da cabeça aos pés. Sentiremos sua frescura, a espuma da água, o deslizamento do oceano que nos cobre …

• Então expiraremos pela boca e visualizaremos ao mesmo tempo essa onda que se afastará gradualmente de nós, da cabeça aos pés, lentamente, de maneira relaxante …

Para concluir, como podemos entender, essas técnicas simples de respiração podem nos ajudar a melhorar nosso bem-estar, cuidar de nossa saúde e afrouxar o nó de todas as nossas tensões, sem que percebamos isso. nos adoecer pouco a pouco. Vamos encontrar alguns minutos durante o dia para respirar melhor , viver melhor em harmonia com nosso próprio corpo e nossas necessidades.

Para concluir, como podemos entender, essas técnicas simples de respiração podem nos ajudar a melhorar nosso bem-estar, cuidar de nossa saúde e aliviar todas as nossas tensões que, sem que percebamos, nos deixam doentes pouco a pouco. Vamos procurar alguns minutos durante o dia para respirar melhor, viver melhor em harmonia com nosso próprio corpo e nossas necessidades.

(Fonte: Pensar Contemporâneo, adaptado do site Nos Pensées)

Você sabia que o Fãs da Psicanálise também está no Instagram e no Facebook? Que tal fazer uma visitinha para nós por lá?

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here