Sinto sintomas de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) desde a infância, muito antes de ser diagnosticado com 16 anos. Atualmente, geralmente sou capaz de administrar aplicando habilidades de terapia cognitivo-comportamental (TCC) em minha vida diária e tomando medicamentos.

No entanto, quando o COVID-19 começou a ser manchete, eu sabia que seria difícil lidar com isso. Em poucas semanas, as compulsões que passei anos tentando superar estavam se tornando conselhos de saúde pública – lave as mãos com frequência, evite grandes reuniões de pessoas e não saia de casa se estiver ou achar que está infectado.

O TOC se alimenta de incertezas e dúvidas. Costumo me referir a ele como um “oportunista”, pois minhas obsessões e compulsões mudarão dependendo do que está acontecendo ao meu redor. Com isso em mente, encontrei algumas das seguintes estratégias úteis para gerenciar minha ansiedade :

Controlando a exposição a notícias

A primeira coisa que decidi fazer foi criar regras sobre quando – e com que freqüência – eu leria as notícias e seria seletivo sobre de onde obtive informações. Uma das minhas principais compulsões é checar, tão cedo decidi me limitar a checar uma vez por dia, no final do dia. Também decidi me ater a fontes confiáveis ​​de informações, como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o NHS , em vez das mídias sociais. Também decidi silenciar as palavras “coronavírus” e “COVID-19” no twitter.

Para algumas pessoas, as diretrizes atuais podem ser um gatilho e causar ansiedades em espiral. Como parte do meu tratamento para o TOC, tive que aprender a resistir à compulsão de lavar as mãos e limpar todas as superfícies em que toquei. Para evitar que minhas compulsões piorem, certifiquei-me de seguir rigidamente as diretrizes. Isso significa que lavo minhas mãos com a frequência exigida pelas diretrizes atuais e não mais um segundo. Eu limpo superfícies antes e depois de preparar a comida, não sempre que o pensamento de que elas podem estar sujas surge na minha cabeça. Evito grandes reuniões de pessoas; Não paro de sair de casa se estou bem e só quero dar um passeio ao ar livre.

Em caso de dúvida, pergunto-me qual é a função de realizar um comportamento – é genuinamente reduzir a disseminação da transmissão do vírus ou suprimir meus pensamentos ansiosos?

Permaneça conectado

À medida que mais e mais pessoas se distanciam socialmente ou se auto-isolam, é importante tentar manter uma estrutura de suporte. Só porque você pode não se ver pessoalmente não significa que você ainda não pode falar; tente encontrar outras maneiras de se conectar, seja por telefone, chat por vídeo ou mensagem instantânea.

Existem muitas maneiras de manter contato com os amigos e, com o passar do tempo, mais sugestões estão surgindo. Algumas pessoas começaram a transmitir filmes ao mesmo tempo que os outros e conversaram sobre eles em um bate-papo em grupo para imitar a experiência de assistir juntos, e alguns de meus amigos redescobriram seu amor por escrever cartas.

Muitas instituições de caridade oferecem suporte por telefone ou on-line. Esses podem ser recursos inestimáveis ​​se você precisar falar com alguém que irá ouvir e entender. Se você estiver recebendo tratamento de um profissional de saúde mental, poderá continuar suas sessões por telefone, mesmo que o contato pessoal tenha sido interrompido.

Definindo uma rotina

Como escolas, faculdades, universidades e muitos locais de trabalho fecharam para impedir a propagação, muitas pessoas agora estão em casa.

Sem nada para ocupar meu tempo, descobri que estou gastando mais tempo ruminando. Para combater isso, estabeleci uma rotina para manter alguma estrutura nos meus dias. Aproveitei o tempo livre extra e desenvolvi atividades agradáveis ​​em meu dia que nem sempre tenho a chance de fazer, como pintar e ler. Também assegurei manter um horário regular de sono e fazer exercícios regulares e agradáveis, pois sei que isso é algo que acho benéfico.

Seja compassivo consigo mesmo

Muitas pessoas que lutam com a ansiedade e o TOC podem ser realmente duras consigo mesmas. Costumo me repreender quando luto e me sinto profundamente envergonhado  quando ajo sob compulsões.

É normal e espera-se que haverá momentos mais difíceis do que outros, quando parecer que o TOC nos superou, mesmo depois de fazer todo o trabalho duro e usar todas as habilidades que conhecemos. Nesses momentos, é importante ser gentil e evitar julgar a nós mesmos, e continuar de onde paramos, entendendo que o objetivo não é a perfeição e que a recuperação não é linear.

Fonte: youngminds.org.uk
Autor: Charlie, 21

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*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

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