Todo mundo tem medo. Se você não tem medo de alguma coisa, você é louco! O medo é natural do ser humano, mas vou te convencer de que você é um grande medroso: a gente não sabe de onde veio, não sabe pra onde vai, não sabe porque está aqui, acreditamos em coisas que nunca vimos, com o passar do tempo os problemas ficam cada vez piores… Então, é normal ter medo.

O medo não veio do assalto, do seu pai, da doença…

Isso faz com que tenhamos medo, em primeiro lugar, porque existimos e pensamos. E é exatamente porque pensamos que esse medo piora. Acho que temos um “demônio” adormecido dentro de nós que nos faz esquecer que um dia vamos morrer. E quando esse demônio acorda por algum motivo, a gente fica com medo.

Se a gente acorda esse “demônio” e não cuida dele, ele vira patológico e você fica doente. Por isso todo mundo que tem doenças como depressão e transtornos de ansiedade têm medo. Mas um medo que deixam elas de viver, não o medo que citei acima. O medo é o irmão da ansiedade, não são doenças, mas quando se tornam insuportáveis, você tem que tratar.

Hoje eu tava olhando pro meu cachorro e me senti um desgraçado, porque eu nunca alcance esse tipo de plenitude. Diferente do meu cachorro, eu penso. E nesses pensamentos vem dizendo que eu não sou uma “coisa” imortal. Como os super-heróis. Será que o super-herói tem medo? Todo mundo queria ser um super-heróis não é? Mas se você é um super-herói que quer mostrar seus poderes para todo mundo, você é um narcisista.

Hoje em dia vivemos num mundo narcísico. Precisamos não só viver, como mostrar para outras pessoas que estamos vivendo. E se nossa vida é uma droga? Será que temos uma vida como no Instagram? A gente acha que todo mundo é feliz lá… E a gente lá precisa de platéia, não é? Que todo mundo goste de você e te curta. E se ninguém faz isso?

Você tem medo.

Às vezes o medo vem do outro. De como nós nos encaramos… A gente tem que ser bonito e feliz o tempo todo, produzir o tempo todo… E sejamos sinceros: é um saco! E nesse turbilhão de informações, você precisa ser alguém no Universo. Alguém que se destaque pelo que é pelo que faz e até pelo que está sendo. Porque o Universo te cobra isso. E ai?

Você tem medo.

Eu queria muito que vocês me dessem um feedback do que vocês tem medo e se eu convenci vocês de que todos nós temos medo. E que quando a gente descobre isso, a gente consegue domar esse medo e torna ele natural na nossa vida. Na verdade, eu tenho medo de saber se eu fui convincente em poucas linhas que falei sobre o medo!

Sabe quando você encara esse medo? Com coragem. Uma dica: faça terapia. É uma ótima forma de se ver frente a frente com você e ver como seu medo funciona como ele vem, e como tratá-lo para que você encare-o de forma natural. Terapia é um ato de coragem por isso!

E digo mais, vamos testar nossa capacidade de encarar nossos medos que prejudicam a gente de viver? Que tal começar hoje?

Se der medo, vai com medo mesmo.

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Daniel Velloso
É escritor, estudante de Psicologia e é colunista exclusivo do site Fãs da Psicanálise.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here