“Cada centímetro cúbico de espaço é um milagre”, disse Walt Whitman, mas geralmente não percebemos isso. Envolvidos em nossas preocupações e nas tarefas cotidianas, arrastando nossa dose de estresse diário fica difícil prestar atenção a todos os detalhes maravilhosos que acontecem ao nosso redor.

Se acrescentarmos à rotina o nosso fatídico medo – medo de fracassar, de cometer erros, de não ser bom o suficiente, de ser rejeitado, de não ser compreendido – não é difícil perceber que estamos desperdiçando nossa energia inutilmente, alheios as oportunidades que passam ao nosso lado.

Quantas oportunidades você perdeu por medo?

Todos nós temos um “banco de energia“, mas energia psicológica não é ilimitada. Você não deve pegar toda a energia que você possui e destiná-la aos seus medos, inseguranças e preocupações, esperando ter ainda mais energia para realizar seus projetos, sonhos e ilusões.

Colocar grande parte de sua energia psicológica para alimentar medos, ansiedades e incertezas é o equivalente a jogar dinheiro pela janela. Pelo contrário, investir essa energia em seus sonhos e nas coisas que realmente fazem você feliz o ajudará a construir um futuro mais satisfatório. Se tudo é tão simples, por que ainda desperdiçamos nossa energia inutilmente?

O problema é que continuamos a pensar na energia psicológica como um recurso ilimitado. Não estamos plenamente conscientes da importância de canalizar essa energia de forma eficiente.

Quando você finalmente entender que a energia psicológica não é um recurso infinito, mas deve ser usada com sabedoria, você pode começar a pensar em como distribuí-la para que você possa se sentir melhor e alcançar seus sonhos.

Leia Mais: Aquilo que parece aborrecimento, pode ser um milagre!

O medo bloqueia sua energia psicológica

O medo é uma emoção que pode paralisar, bloquear, toda a energia psicológica e impedir que você a use para atingir seus objetivos. Infelizmente, muitas pessoas passam a vida sendo vítimas do medo. O medo do desconhecido e de deixar a zona de conforto que  construíram os impede de explorar novos horizontes, precisamente os horizontes onde estão seus sonhos.

Se você tem grandes sonhos, mas por algum motivo se sente preso, é provavelmente porque  está dedicando muita energia para alimentar seus medos, inseguranças e incertezas. Em vez disso, você deve entender que, para alcançar qualquer sonho que seja realmente importante, deve estar disposto a assumir um certo grau de risco.

Uma boa estratégia para redirecionar essa energia psicológica é projetar-se no futuro, desenhando passo a passo os objetivos que você deseja atingir, em vez de ficar preso alimentando diferentes tipos de pensamentos negativos. Depois volte para o presente e veja como pode executar estratégias que lhe coloquem no caminho para atingir esses objetivos.

Cada vez que esses pensamentos negativos vêm, entenda que é o medo que está falando e não permita que você roube essa energia valiosa. Então acontecerá o milagre que você tanto esperava, aquele milagre que muitas vezes está ao alcance da mão, mas que não se concretiza porque lhe faltou coragem.

(Fonte: rinconpsicologia)

*Traduzido e adaptado pela equipe Fãs da Psicanálise.

Imagem: Allef Vinicius

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here