Uma dúvida comum: como ficar com a mente no aqui e agora, sem ansiedade e, ao mesmo tempo, manter empenho no que fazemos? É possível manter entusiasmo sem pensar no resultado da ação? Aqui explico como fazer isso.

O aqui e agora é divino. E é assim porque é onde a vida de fato está acontecendo. O passado se foi, e o futuro não existe. Quanto mais tempo você possa dedicar ao aqui e agora, mais você estará experimentando a vida como ela realmente é. É no aqui e agora que você será capaz de acessar níveis cada vez mais profundos de existência, júbilo e espiritualidade.

Mas como ter empenho, sem pensar no ganho? Estamos acostumados, absolutamente condicionados, a ser motivado por ganho. Como aquelas imagens do burrico andando atrás da cenoura pendurada em sua frente, que ele nunca atinge, porque está sempre em sua frente, nós passamos pela vida correndo atrás de felicidade futura, não reparando que a felicidade não chega.

E não vai chegar mesmo! Como podemos ser felizes, se não estamos aqui? Se estamos pensando no futuro? Quando a mente está no futuro, desejando resultados futuros, ansiedades em relação a consequências futuras são inevitáveis. Nessa situação, igualmente inevitável é a frustração com a vida como ela é hoje, a ira quando surgem obstáculos que aparentemente adiam a realização desses desejos, e o medo de que tudo termine muito mal. Sejamos honestos: todos nós já tentamos viver assim, e simplesmente não funciona. Nunca funcionou. Esse não é um caminho para se obter paz, satisfação e felicidade.

Analise bem a situação: qual seu foco? Você pode ter foco em duas coisas: a ação em si e o resultado da ação. O foco no resultado da ação se tornou nosso padrão, mas é a raiz de todo nosso sofrimento. Então, experimente mudar o foco. Traga seu foco para a ação em si.

Olhe a vantagem: a ação em si, seu empenho, está totalmente sob seu controle. É seu empenho. Você pode tirar nota 10! Só depende de você. Você fez seu melhor, fez bem-feito, fez com amor? Pronto, perfeito. Satisfação total. Foco no resultado? Quantos fatores influenciam o resultado de sua ação? Quantas pessoas afetam ele? Fatores na natureza, a lei do karma, forças de mercado, etc. Não é seu o resultado. Não está em seu controle e é por isso que traz tanta ansiedade e frustração ficar preso pelo resultado. Você está tentando controlar algo que não está, nunca esteve nem nunca estará sob seu controle. Mas a ação é sua.

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Giridhari Das
mestre espiritual brasileiro e autor de livros de auto-aprimoramento e autorrealização em yoga. Seus ensinamentos podem ser vistos em palestras, livros e vídeos gratuitos na internet e ao vivo no Yoga Resort e Fazenda Retiro que fundou na Chapada dos Veadeiros, o Paraíso dos Pândavas. O foco de seus conhecimentos é o Caminho 3T, onde ele transmite centenas de dicas, fatos e técnicas testadas pelo tempo e confirmadas pela ciência para o autoaperfeiçoamento.Seus ensinamentos podem ser encontrados em seu site, através de seus vídeos, frases no Instagram e livros.


2 COMENTÁRIOS

  1. Falta a compreensão do significado da vida. O impacto do materialismo e a aspereza do século 21, a espécie humana vai perdendo a consciência de sua missão de compreender o funcionamento das leis da vida para construir de forma a sempre beneficiar o planeta, integrados no propósito de melhorar as condições gerais de vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here