Nem tudo que parece, é. Compramos coisas enganados. Acreditamos piamente em situações que não existem. Deixamos o certo pelo duvidoso. Escolhemos errado. Não acertamos a cor do batom. Exageramos na roupa e acessórios. Fazemos uma bagunça na nossa vida pessoal, muitas vezes, todos os dias.

Eu hein? Essa tal perfeição nunca caminhou comigo, porque tropeço, caio e levanto. Dou cada manota que até Deus duvida. Entro em cada enrascada, em cada fria que congela a minha vida e depois que o sol aparece tudo derrete e eu recomeço.

Já acreditei em tantas pessoas estranhas, em tantos santos do pau oco sem piedade alguma, em tantas promessas da boca para a fora, em tantos caminhos cheios de encruzilhadas. Já acreditei em despachos, mandingas e homens sapos. Já me perdi em romances e me achei perdida em um lençol de casal. A vida tem dessas coisas… já me senti trouxa, e não foi apenas uma vez.

Quem nunca caiu na conversa encantadora e mentirosa de alguém quando estava apaixonado? Quem nunca viveu sonhos românticos desastrosos? Quem nunca chorou porque descobriu que estava sendo enganado? Quem nunca acreditou piamente em alguém que não valesse um tostão? Quem nunca? Não se sinta trouxa ou a pior pessoa do mundo por ter acreditado em mentiras tão fantásticas inventadas por um idiota. Todo mundo está sujeito a cair em armadilhas e ninguém está imune, porque pessoas não vem com bula ou traz estrela na testa.

Não é vergonha alguma ter suplicado por um amor de mão única, por ter amado alguém desleal e agressivo, por ter sido humilhada pela amante, por ter sido trocada por alguém pior do que ele, por ter passado muitas noites em claro na esperança dele voltar e nada. É… te deram esperanças absurdas ou você esperou demais por alguém que nunca te mereceu. Foi dolorido e humilhante? Sim. Mas não se sinta a única, nem a última e nem a primeira por ter investido em um sacana. Um dia, ele também vai sentir na pele toda que você sentiu. Ele simplesmente te encantou com mentiras fantásticas.

Infelizmente, não temos como prever um amor estranho, um trabalho meia boca, um amigo interesseiro… por isso, caímos nas garras de promessas sedutoras que muitas vezes nos enganam. Ninguém escapa de conquistas baratas. Não é apenas um romance que nos dá aquela sensação de sermos trouxas, são as pessoas que nos prometem e não cumprem, que não doam e que falam mentiras.

Eu fui trouxa várias vezes e você também, só assim, aprendemos a viver melhor, a escolher a dedo e não perder tempo com quem não tem a capacidade de entregar ou não amadureceu ainda. Tem gente que não vai aprender nunca, vai passar uma vida trapaceando com o outro, porque no mais íntimo dessas pessoas existe falta de amor próprio e pelo outro, existem vazios e maldades.

Aprendi que não era eu a trouxa, mas o outro que pensava me enganar. Não perdi nada sendo enganada e traída, porque acabei aprendendo que a maldade existe para ficarmos melhores. Não se sinta enganada ou triste porque te fizeram de trouxa, apenas te disseram mentiras bem fantásticas e você tem dignidade.




Simone Guerra é mãe, escritora, professora e encantada pela vida. Brasileira morando na Holanda. Ela não é assim e nem assada, mas sim no ponto. Transforma em palavras tudo o que o coração sente e a alma vive intensamente. Apaixonada por artes, culturas, línguas e linguagem. Não dispensa bolo com café e um dedinho de prosa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui