Medite, dance, cante e mergulhe mais fundo em si mesmo. Ouça os pássaros com mais cuidado. Olhe as flores com espanto, com admiração. Não rotule as coisas. Conheça pessoas.

“O amor não é um relacionamento. O amor é um estado. Não tem nada a ver com mais ninguém. Um não se apaixona, um é o amor. Certamente, se você é amor, está apaixonado, mas esse é o resultado, a consequência, mas não a origem. A origem é que você é amor.

Quem pode ser amor? Obviamente, se você não está ciente de quem você é, não pode ser amor. Você vai ter medo. O medo é exatamente o oposto do amor. Lembre-se de que o ódio não é o oposto do amor, como as pessoas pensam. O ódio é o amor ao contrário, não é o oposto do amor. O oposto do amor é realmente o medo. Com amor você se expande, com medo você se encolhe.

Com medo você se fecha, com amor você se abre. Com medo você duvida, com amor você confia. Com medo, você permanece sozinho. Com amor a questão da solidão desaparece. Se você existe, como pode se sentir sozinho? As árvores, os pássaros, as nuvens, o sol e as estrelas estão dentro de você. O amor é quando você conhece seu céu interior.

As crianças não têm medo. As crianças nascem sem medo. Se a sociedade pode ajudá-los e apoiá-los a permanecer sem medo, se os ajuda a escalar árvores e montanhas e a nadar no mar e nos rios – se a sociedade pode ajudá-los com todos os seus meios para serem aventureiros… Se a sociedade puder provocar uma busca das forças interiores em vez de lhes dar crenças que só as limitam. Esta é a verdadeira religião.

Não existe religião maior do que se misturar com as pessoas, com todas as pessoas que você puder, porque cada pessoa expressa uma faceta diferente de Deus. Aprenda com as pessoas. Não tenha medo, a existência não é seu inimigo. A existência cuida de você, a existência está disposta a apoiá-lo de todas as maneiras possíveis. Confie e você começará a sentir um aumento considerável de energia. Essa energia é amor. Essa energia quer abençoar toda a existência, porque quando você está nessa energia, você se sente abençoado. E quando alguém se sente abençoado, o que mais se pode fazer além de abençoar toda a existência?

O amor é um desejo profundo de abençoar toda a existência.

Autor: Osho
*Texto traduzido e adaptado por Naná cml da equipe Fãs da Psicanálise.

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here