Descoberto e categorizado pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, o flow costuma ser descrito como um estado mental no qual as pessoas experimentam imersão e envolvimento completos em uma atividade, sendo que tudo ocorre sem esforço e a noção do tempo parece desaparecer.

O flow pode aumentar a produtividade de forma significativa e apresenta diversos benefícios físicos e mentais, de forma que alcançar esse estado de forma regular no dia a dia é algo que todos deveriam almejar.

Felizmente, esse estado não é algo restrito apenas a atletas e artistas de elite e qualquer pessoa pode atingir o flow durante uma série de atividades, como trabalhar, praticar exercícios ou desenvolver hobbies.

Diversas atividades permitem praticar o flow

Um dos melhores exemplos recentes na mídia do estado de flow é o filme Soul da Pixar. Disponível na plataforma Disney+ e considerado a melhor animação de 2020, a forma como o longa retrata o personagem Joe se perdendo enquanto toca jazz no piano demonstra de maneira clara a imersão total em uma tarefa e perda de noção de tempo características do flow.

O flow é mais provável de ocorrer quando o nível de habilidade de uma pessoa está perfeitamente alinhado com o desafio que a atividade apresenta. É importante notar que esse estado só ocorre porque Joe está totalmente concentrado e focado todas as vezes em que toca no filme.

Trazendo o exemplo para a vida real, da mesma forma que Joe experimenta esse estado tocando piano, um corredor pode experimentá-lo durante o treinamento para uma maratona, um analista ao determinar a melhor fórmula para uma planilha e um jogador de basquete enquanto pratica seus arremessos.

Outra atividade excelente para entrar no estado de flow é o poker. Considerado um dos maiores esportes mentais, junto com o xadrez e o go, ele prende a atenção do usuário com as diversas variáveis envolvidas em cada jogada, sendo que após apenas algumas mãos é fácil entrar no jogo e ignorar todo o resto.

Além disso, o poker conta com as diversas praticidades da modalidade online que tornam possível praticar e entrar no flow a qualquer hora do dia e lugar que se esteja em pouco tempo.

Dicas gerais para todas as atividades

Praticar exercícios é uma das melhores atividades para se sentir bem consigo mesmo, mas segundo Csikszentmihalyi existem inúmeras outras que podem ser escolhidas para desenvolver o flow – e elas vão de trabalhos mecânicos a intelectuais.

Sendo assim, existem algumas dicas que são valiosas independente da atividade que se escolha para praticar e desenvolver esse estado. A primeira delas é contar com um propósito específico ou um objetivo a ser atingido antes de se concentrar nela.

Por exemplo, no caso de basquete é possível definir um número de cestas de três pontos seguidas para alcançar antes de parar de treinar.

Já no poker isso pode ser um determinado número de mãos que devem ser jogadas, enquanto na corrida uma determinada frequência cardíaca a ser mantida.

Pode parecer contraintuitivo, mas ao mesmo tempo em que ter um objetivo claro e definido é importante, para entrar no flow é necessário desfrutar da jornada enquanto se busca o resultado.

Isso significa que é preciso focar no momento e deixar o objetivo como um guia de onde se quer chegar. Em outras palavras, é preciso focar no presente e manter o futuro como pano de fundo. A dica fundamental para alcançar esse estado é dedicar toda a concentração para a tarefa em si.

É claro que é possível escutar música ou ouvir podcasts durante a prática de algumas atividades, como a corrida, mas qualquer multitarefa ou distrações extras como ligações ou interrupções fará com que seja impossível ter foco suficiente para entrar no flow.

Para isso, deve-se reservar um tempo na agenda para conseguir fazer a atividade escolhida sem interrupções e ter um espaço ou fones de ouvido com cancelamento de ruído que permitam uma execução tranquila.

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