A psicologia está cada vez mais presente nas diversas vertentes do ambiente profissional e de trabalho. Embora no início estivesse ligado à saúde mental, aborda cada vez mais temas diversos: tomada de decisão no processo de compra, padrões de pensamento que orientam o comportamento, processos de aprendizagem em pessoas de todas as idades, etc.

Porém, ou talvez exatamente por isso, a psicologia pode parecer uma confusão de teorias e práticas difíceis de entender, por isso não é incomum que pessoas curiosas para começar a entender do que se trata passam por muitas dificuldades.

Felizmente, existem muitos livros de psicologia que ajudam você a entender os fundamentos desse campo de estudo sem a necessidade de conhecimento especializado.

Estes trabalhos são uma ferramenta útil para os curiosos que, independentemente de terem começado a estudar Psicologia na Faculdade, decidem aprender os aspectos básicos deste conhecimento. E não adianta sair copiando o que está escrito nos livros, já que hoje a maioria das faculdades usa um verificador de plágio online para ver se os alunos copiaram frases diretas ou se as parafrasearam. O negócio é entender do que se tratam as ideias dos autores e expressar tudo isso com as suas próprias palavras.

Livros introdutórios de psicologia recomendados

Esta é uma seleção de livros de psicologia e neurociência que considero de especial interesse para quem busca um primeiro contato com este mundo. Livros interessantes é o que buscamos apresentar.

São trabalhos que geralmente não são muito longos e que usam uma linguagem simples para serem úteis do ponto de vista da divulgação, portanto descartei os manuais de mais de 500 páginas que costumam ser usados nas faculdades.

1. Os 50 maiores mitos populares da psicologia (S.O. Lilienfeld, S. J. Lynn, J. Ruscio e B. Beyerstein)

Uma parte essencial do processo de compreensão do que é psicologia é abandonar as crenças infundadas e os grandes mitos que vêm à mente quando alguém diz a palavra “psicologia” e dificilmente sabemos muito bem o que é.

Nesse sentido, este livro faz um ótimo trabalho ao apontar algumas ideias que não fazem parte da psicologia atual e algumas descobertas que realmente não fazem.

2. Psicologicamente falando (Adrián Triglia, Bertrand Regader, Jonathan García-Allen)

Um livro do qual participaram os três fundadores do site Psychology and Mind. O objetivo deste trabalho é oferecer uma maneira de compreender a psicologia a partir do zero.

Suas páginas explicam as origens da psicologia e as questões filosóficas nas quais ela se baseia e mostram muitas das descobertas mais relevantes que foram feitas neste campo.

Um espaço também é dedicado a explicar o funcionamento básico do cérebro e suas partes para entender a relação entre a psicologia e as neurociências.

3. A vida secreta da mente: O que acontece com o nosso cérebro quando decidimos, sentimos e pensamos (Mariano Sigman)

Um livro no qual neurociência e psicologia se combinam para fornecer um mapa geral do que se sabe sobre como pensamos, aprendemos e sentimos.

Em seus capítulos é exposta uma série de descobertas variadas que, apesar de serem muito diferentes na aparência, têm uma relação entre si que o autor se incumbe de destacar através da forma como tece suas explicações.

Sigman usa um tom fechado que torna mais fácil relacionar o que é explicado com as experiências do dia a dia.

4. Previsivelmente Irracional (Dan Ariely)

O título original deste livro é Previsivelmente irracional, e é exatamente disso que trata este livro: os limites da racionalidade. Dan Ariely fala aqui sobre uma série de investigações que fornecem pistas sobre até que ponto nós disfarçamos racionalmente comportamentos e decisões que são na verdade muito mais difíceis de justificar do que pensamos.

Embora o objetivo deste livro não seja explicar o que é a psicologia, sua leitura é uma boa maneira de compreender através de exemplos o tipo de problemas que se tentam resolver a partir desta ciência e os métodos que se utilizam.

5. Introdução à psicologia (George Armitage Miller)

O autor desta obra, além de um dos psicólogos mais importantes da história, esteve vinculado a um movimento conhecido como Revolução Cognitiva, que marcou o início da corrente da psicologia que hoje domina o panorama.

Este livro, publicado na década de 1960 em que se consolidou essa mudança de paradigma científico, é um excelente primeiro contato com a forma como essas primeiras gerações de pesquisadores do aspecto cognitivo da psicologia compreenderam essa ciência.

6. Psicologia: uma introdução concisa (Richard A. Griggs)

Psicologia: uma introdução concisa é um livro-texto surpreendentemente curto e conciso sobre psicologia. Ele explica as idéias fundamentais que devem ser conhecidas para compreender o estudo dos processos mentais e comportamentais.

Infelizmente, até o momento, não foi publicada uma tradução para o espanhol.

7. Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar (Daniel Kahneman)

O psicólogo Daniel Kahneman dedica este livro a explicar a relação entre os processos mentais associados ao pensamento lógico e deliberado e aqueles que são mais rápidos, mais espontâneos e baseados nas emoções.

Um dos livros de psicologia mais conhecidos entre estudantes e profissionais da psicologia.

8. Cérebro e liberdade (Joaquín M. Fuster)

Tecnicamente, este livro não é sobre psicologia, mas sobre seu primo em primeiro grau: a neurociência. No entanto, acredito que a leitura é altamente recomendável para entender o que se sabe sobre a maneira como o cérebro humano opera durante a tomada de decisões e para ganhar consciência dos desafios de falar sobre nossa capacidade de agir livremente.

Claro, antes de começar este livro é melhor ter lido algum outro para chegar a isso com um conhecimento básico sobre o funcionamento do cérebro.

E aí, o que achou da nossa lista? Se você não conhece muito de psicologia, já tem aqui um mapa inicial que pode servir como norte nas suas leituras e descobertas nessa ciência tão ampla e presente em todos os lugares. Agora, se você já conhece um pouco sobre o assunto, estuda ou trabalha como psicólogo, diz pra gente quais seriam as principais obras e os livros mais importantes que você não deixaria de fora desta lista de livros mais importantes da psicologia?

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here