O entretenimento é um aspecto essencial na vida de qualquer pessoa, seja ela uma idosa ou um adulto. Os benefícios sociais, psicológicos e físicos são incontáveis, logo é mais que necessário sempre buscar alguma atividade que nos faça mais alegre durante a rotina diária. Os jogos, sejam eles de tabuleiro, de carta ou online, estão na lista dos mais populares, e por um simples motivo. Eles são os mais indicados para trabalhar todos os benefícios que comentamos anteriormente.

Durante as 24 horas do dia é essencial tirarmos algum tempo para diversão, principalmente se a carga de trabalho diária for intensa. Como já comentamos em artigo por aqui, o esgotamento emocional costuma ser uma consequência da auto-demanda em nossas profissões. Conseguir se livrar desse problema não é uma tarefa fácil, mas que pode ser tentada com o uso dos jogos como entretenimento durante uma pausa ou um descanso.

Segundo informações do portal Art Board Games, os jogos de tabuleiros podem ser excelentes amigos do nosso cérebro. Além de trabalhar no desenvolvimento de diversas áreas desse órgão, esses jogos podem ajudar na redução do estresse. Uma pesquisa mostra que essa atividade trabalha nosso equilíbrio mental e nos faz relaxar de pensamentos tensos, e que costumam ser da nossa rotina laboral.

Além disso, esses jogos também trabalham bastante nosso aspecto social. Por exemplo, ao jogar Imagem e Ação com alguns amigos, o contato interpessoal faz com que nossa mente trabalhe aspectos importantes para nossa saúde, como a timidez e a ansiedade social. Outro aspecto importante, e que não vem apenas dos tabuleiros, é o reconhecimento de nossas fraquezas. Perder faz parte da vida, assim como nos jogos, e aprender a lidar com esses momentos, aceitando uma derrota, é essencial para amadurecer nossa mente.

As cartas e os jogos virtuais

Outra forma de trabalhar alguns aspectos importantes da mente são com os jogos de cartas. Além de trazer os benefícios que citamos, o entretenimento com o baralho costuma ensinar aspectos mais voltados para a destreza. Modalidades como o pôquer, buraco ou até presidente exigem do jogador uma atenção especial, paciência e, principalmente, planejamento para saber como agir nas jogadas seguintes.

Contudo, se a ideia for relaxar a mente, as cartas também podem ajudar. Paciência é uma das modalidades mais populares, e que ganhou muitos fãs quando foi disponibilizado para computadores nos anos 90, como conta a reportagem do portal R7. O jogo é uma lição de como pensar com calma é, muitas vezes, mais efetivo do que apenas reagir. O planejamento é uma parte essencial para ganhar uma partida de paciência.

O computador, na verdade, é uma ferramenta importante e muito popular quando falamos de entretenimento. É nele que muitas pessoas têm acesso aos jogos online, que também são aliados nesse desenvolvimento e relaxamento mental. Títulos populares como League of Legends, por exemplo, costumam ensinar bastante sobre trabalho e comunicação em equipe.

Os jogos de casssino, que estão disponíveis em sites de jogos como o da Betway Cassino, possuem mesas ao vivo de pôquer, o que permite usar o computador como substituto do baralho. Além disso, jogos como a roleta e o blackjack também podem ensinar bastante sobre como agir ao sofrer uma derrota. Não podemos deixar de fora dessa lista os videogames, que possuem uma variedade de jogos incríveis, sendo alguns totalmente educativos, como é o caso de Minecraft e também da franquia Civilization.

Diversão sem culpa

Todos esses jogos que citamos nos textos são apenas indicações para um possível “tratamento” caseiro. Na verdade, o mais importante é tirar algum tempo da rotina diária para deixar os assuntos sérios e apenas se divertir. Nós comentamos recentemente que o sorriso e a alegria são ferramentas poderosas para nossa saúde mental. Conseguir aproveitar isso sem culpa é um processo difícil, mas essencial para todos nós.

Então, da próxima vez que um amigo chamar para jogar um jogo, seja online ou de tabuleiro, não recuse e aproveite para aprender algumas lições. Os benefícios dessa ação são variados, e a grande maioria no aspecto mental. Por mais que o trabalho nos ajude em muita coisa, principalmente na parte financeira, é a descontração que pode aliviar nossa mente e aumentar a nossa qualidade de vida. Isso o dinheiro que o trabalho oferece não pode comprar.

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here