Independentemente da idade que você tenha, não existe nada de mais reconfortante do que um abraço de mãe.

Acontece que, infelizmente, nem sempre temos a sorte de podermos abraçar a nossa mãe todas as vezes em que precisamos, até porque não ficamos constantemente do seu lado. Mas o que fazer quando isso acontece?

É isso mesmo, quando essa necessidade invade você agarra o seu telefone e liga para ela!! Mas por que é que fazemos isso?

Na realidade, ouvir a voz de nossa mãe no telefone é tão reconfortante quanto sentir o seu abraço, pelo menos de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Chicago, EUA.

Para chegarem a essa conclusão, pesquisadores analisaram as reações de 60 meninas, entre os 7 e 12 anos, ao falarem com as suas mães após terem sido submetidas a situações de stress.

De acordo com os cientistas, as meninas foram submetidas a testes de aritmética em público, sendo dividias em três grupos.

Após os testes, o primeiro grupo recebeu uma ligação telefônica das mães; o segundo, um toque carinhoso, como um abraço; e o terceiro assistiu a um filme considerado emocionalmente neutro, tendo chegado à conclusão de que as crianças que ouviram a voz da mãe pelo telefone, enviaram estímulos pelos ouvidos ao cérebro parecidos aos que enviariam se estivessem abraçadas às mesmas.

Além disso, tanto o primeiro grupo como o segundo, revelaram um aumento idêntico no nível de ocitocina, uma espécie de “sedativo natural” associado à empatia. Ao invés do terceiro grupo, onde não houve aumento no nível desse hormônio.

Portanto, se passar por um daqueles “dias horríveis” em que a única coisa que você precisa é de um carinho, e a tua mãe estiver longe, pegue no telefone e ligue para ela, enquanto ainda tem essa possibilidade. Acredite: Você se sentirá muito melhor e infelizmente, ela não vai durar para sempre!




A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui