Parece estranho, mas a ciência confirma que para ter sucesso, é melhor visualizar o fracasso. Isso mesmo! Aqui vamos explicar o conceito, como funciona e porque é tão eficaz.

Obstáculos sempre surgem. Achar que tudo vai dar certo é receita para o fracasso. Da mesma forma, visualizar apenas o sucesso é ficar despreparado para a realidade. Entusiasmo é bom, mas não basta. Precisamos nos precaver.

Primeiro seja específico nos seus objetivos. Por exemplo: “vou meditar”, não basta. Faltou informação. Vai fazer que tipo de meditação? Por quanto tempo? Que horas vai começar? Aonde vai fazer? Você deve ter já um local para fazer, uma almofadinha pronta e o colar de meditação em fácil alcance.

Munido destas informações você pode se preparar e fazer a coisa ficar real. Já criar o espaço, talvez escolher que almofada em sua casa serviria bem para isso e já fazer ou comprar seu colar de meditação. Agora que já tem tudo prático, começa o próximo nível de planejamento.

Está na hora de colocar em ação os planos “se-então”. Visualize o que pode dar errado. O que pode acontecer amanhã que vai interromper o processo, fazer você não meditar? Por exemplo: “vou acordar tarde demais e não terei tempo para meditar, terei que sair correndo para o trabalho.” Muito bom! Então, foi identificado um obstáculo. Agora, se acontecer isso então o que fará? Você pode ter uma estratégia do tipo, “vou tomar um banho super rápido, acelerar o café da manhã e assim conseguir ainda deixar 10 minutos para meditação”. Para se precaver ainda mais, vai criar mais dois planos: “vou colocar o relógio ou telefone que uso como despertador bem longe de mim, de forma que terei que sair da cama para desligar.” Além disso, “vou levar a sério meu dharma de dormir, não passando das 10 da noite em outra atividade.”

Viu como funciona? Uma única maneira de fracassar no seu objetivo já lhe trouxe três caminhos para melhor garantir o sucesso.

Aí pensando mais a fundo, você pensa em outro obstáculo, outra maneira com qual seu plano vai fracassar: “vou me perder nas redes sociais e o tempo vai voar” ou “vou ver e-mails e já ficar estressado com o tanto de trabalho que tenho à frente, ou irritado com o e-mail do cliente ou chefe”. Então, você decide “só me conecto com a Internet depois de conectar comigo mesmo!” e já deixe o telefone fora do ar e fora de alcance até que seu dia realmente se inicie, após a meditação.

E assim por diante. Para cada potencial item que vai lhe trazer o fracasso, você já cria uma maneira de evitar que aconteça ou algo para minimizar seu impacto. As pesquisas mostram ganhos de 40-300% de taxa de sucesso com este tipo de planejamento “se-então”.




mestre espiritual brasileiro e autor de livros de auto-aprimoramento e autorrealização em yoga. Seus ensinamentos podem ser vistos em palestras, livros e vídeos gratuitos na internet e ao vivo no Yoga Resort e Fazenda Retiro que fundou na Chapada dos Veadeiros, o Paraíso dos Pândavas. O foco de seus conhecimentos é o Caminho 3T, onde ele transmite centenas de dicas, fatos e técnicas testadas pelo tempo e confirmadas pela ciência para o autoaperfeiçoamento. Seus ensinamentos podem ser encontrados em seu site, através de seus vídeos, frases no Instagram e livros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui