Um efeito da situação atual é o problema em adormecer. Muitas pessoas têm dificuldade para dormir, para fazer uma pausa de várias horas seguidas sem acordar, devido à ansiedade repentina. Estamos, portanto, diante de uma conseqüência mais relacionada à pandemia.

É importante considerar um aspecto. Dormir bem é tão essencial quanto uma dieta correta. Além disso, a insônia que dura semanas acaba enfraquecendo nosso sistema imunológico e, portanto, pode nos tornar mais vulneráveis ​​ao coronavírus. Além disso, no caso de termos doenças anteriores, um mau descanso pode intensificar essas realidades.

Nosso estilo de vida mudou, perdemos as rotinas que anteriormente guiavam nossos dias e essa mudança de hábitos também afeta nosso sono de uma maneira ou de outra. Assim, além da preocupação óbvia, são adicionados mais recursos que alteram que podemos desfrutar de sete ou oito horas de descanso seguidos.

Portanto, somos obrigados a introduzir pequenas mudanças e estratégias apropriadas para cuidar dessa dimensão. Além de manter uma boa higiene das mãos, é vital que cuidemos da nossa higiene do sono. Vamos ver como.

Problemas com o sono durante esses dias de incerteza, quarentena e ansiedade se manifestam de várias maneiras. Também não é algo que aparece de um momento para outro.

Em média, as pessoas mostram uma sintomatologia específica que nem sempre se traduz na impossibilidade de dormir à noite. São as seguintes:

Há quem sofra bruxismo. Você pode sofrer o ranger clássico dos dentes ou, pelo contrário, cerrar a mandíbula com força a ponto de sofrer uma dor de cabeça no dia seguinte.

Outras pessoas chegam ao travesseiro com uma mente hiperativa .

De repente, eles começam a pensar, a se preocupar, a imaginar que o amanhã pode acontecer, a antecipar cenários altamente negativos. Todo esse excesso de tensão mental alimenta a dificuldade do sono.

Por outro lado, outros efeitos podem aparecer. Um deles é o despertar da noite. Pessoas com ansiedade podem acordar subitamente com taquicardia e suores.
Pesadelos são outra característica comum.

Além disso, é possível que não tenhamos um sono REM mais repousante, no qual o cérebro e o corpo sejam reiniciados. Esse sono leve nos faz ter a sensação clara de não ter descansado. Portanto, experimentaremos problemas de cansaço ou concentração.

Como apontamos no início, a falta de uma boa noite de sono pode enfraquecer nosso sistema imunológico. No entanto, também aumenta a ansiedade e o estresse.

Em um corpo cansado e uma mente saturada, aumenta a vulnerabilidade emocional e também reduz nossa capacidade de reagir, de aplicar estratégias de enfrentamento.

Chaves para melhorar o descanso noturno durante a crise COVID-19

Ao lidar com os problemas para adormecer durante a crise atual, é necessário entender um detalhe: nem todos nós trabalhamos da mesma maneira. Seria essencialmente tentar introduzir pequenas mudanças no dia a dia para descobrir a que mais funciona para nós.

Rotinas claras

O confinamento interrompeu as rotinas que tínhamos até pouco tempo atrás. É hora de definir novos para acostumar o corpo e a mente . Isso implica, por exemplo, ser rigoroso ao ir para a cama e se levantar. Vamos garantir que seja sempre ao mesmo tempo.

Cuidado com a infoxicação

Uma das principais fontes de estresse e ansiedade é o excesso de informações, do número de infectados e falecidos.

Vamos reduzir a exposição. Temos que ser informados, é verdade, mas não vamos ficar obcecados , caso contrário, a preocupação e a insônia crescerão.

Desconexão tecnológica uma hora antes de ir dormir

Acostumamo-nos a passar nossas horas de lazer assistindo séries e filmes em plataformas digitais. É uma boa maneira de nos divertir. No entanto, se tivermos problemas para adormecer, é necessário desligar esses dispositivos para evitar a exposição à luz azul pelo menos uma hora antes de dormir.

Lembre-se de que esse tipo de onda superexcita o cérebro e dificulta o bom descanso.

Depois do jantar, emoções positivas predominam

É importante que nas últimas horas do dia tentemos alimentar o humor, as emoções positivas. Algo como isso acontece telefonando para o nosso melhor amigo e se divertindo conversando sobre nada e tudo, lembrando-se dos bons tempos e das coisas que faremos quando tudo isso acontecer.

Seria também um bom momento para mergulhar em atividades que nos entretêm, como tocar algo com o nosso, ouvir música, refugiar-se em um bom livro, tomar um banho relaxante. O importante é ir para a cama evitando a sombra do COVID-19 nos sufocando.

Tente meditar

É verdade que leva várias semanas para apreciar os efeitos da meditação. No entanto, é um bom momento para entrar e alcançar algo essencial: relaxar o corpo, acalmar a mente, controlar as emoções e os pensamentos, concentrar-se no momento presente.

Vale a pena tentar, vale a pena descobrir seus benefícios dia a dia. Para concluir, se estamos começando a ter problemas para adormecer durante a situação atual, vamos aplicar essas estratégias. Nossa saúde também depende disso.

(Fonte: lamenteesmaravillosa)
(Imagem: Andrea Piacquadio)

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

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