Sem perceber você fez algo que magoou alguém próximo e a reação dessa pessoa o fez sentir-se culpado, e o pior, a sensação é que você ficou em dívida com essa pessoa? Parece que partir daí sua vida se transformou num caos, em busca de solução para se livrar desse sentimento de culpa?

Relaxe, se você fez algo que incomodou alguém mas a sua intenção foi positiva, não importa se deu errado, tire esse peso das suas costas agora!

Talvez tenha ouvido críticas e se sentido envergonhado de sua atitude, mas entenda que só aconteceu o que tinha que acontecer. Para não errar, bastaria não fazer nada. Infelizmente a sua boa vontade não o protege da possibilidade de dar errado.

Se você sente arrependimento ou se a sua moral foi atingida, mesmo assim, isso não tem importância agora, o que vale nesse momento é você ter a consciência tranquila sobre a sua intenção.

Cometer um erro não faz de você uma pessoa fracassada ou má. Não seja um juiz cruel de si próprio nessa hora, tenha confiança em sua intenção, valorize-se mais. Certamente aparecerão outras oportunidades para você demonstrar sua boa intenção.

Então, a única saída agora é se perdoar, “sair dessa nuvem de culpa” e fazer as pazes consigo mesmo. Para deixar de sofrer à toa, você precisa se atrever a se perdoar, só assim conseguirá se livrar desses pensamentos autodestrutivos e finalizar essa situação. E se a culpa insistir na sua mente, pergunte-se: o que posso fazer para me libertar desse sentimento? Ouça suas respostas.

Leia Mais:

E se aparecer oportunidade de falar com a pessoa, esclarecer e remediar o mal que foi causado, não hesite. Faça isso o mais rápido que puder.

Não sufoque as suas emoções, isso cria um caos interno. Permita sentir a culpa e logo em seguida, permita-se perdoar dizendo para si mesmo: eu me liberto do passado, eu me liberto desse sentimento de culpa agora. Assim, você conseguirá se libertar da culpa que o está torturando.

Continue a dar o melhor de si para as pessoas que precisam de seu apoio, não se esquive de dar orientações e oferecer ajuda, por medo de errar. Apenas fique em paz consigo mesmo e com suas atitudes.

Para algumas pessoas você será um fracasso, mas o que realmente importa é você ter a certeza de que fez o seu melhor sempre. Não se castigue, apenas dê-se uma nova oportunidade para acertar.

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Loide Simone de Oliveira
Coach idealizadora do treinamento Detoxdamente, Pratictioner em PNL, Consultora, Palestrante, Professora, Administradora, Especialista em Gestão de Pessoas. É colunista do Fãs da Psicanálise.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here