Quando foi a última vez que você chorou? Há um mês? Faz uma semana? Talvez você esteja secando os olhos enquanto lê isso. Não há problema em se sentir vulnerável depois de derramar algumas lágrimas, mas você não precisa se desculpar.

De fato, chorar não é apenas uma coisa perfeitamente saudável, mas também é um sinal de força e resistência.

Aqui estão quatro razões pelas quais você deve se sentir empoderado, e não patético, depois de chorar:

Alivia o estresse

Um estudo de 1983 da American Psychological Association mostrou que a maioria das pessoas se sente mais aliviada depois de chorar devido ao estresse dos relacionamentos interpessoais e a pensamentos ansiosos ou tristes. Chorar é uma das melhores maneiras de canalizar e filtrar os pensamentos e eventos que nos causam preocupação ou dor. Engarrafar suas emoções suprimindo as lágrimas pode levar a danos psicológicos em longo prazo que discutiremos mais adiante.

Quando choramos, estamos liberando a tensão negativa que se acumula em nossas vidas diárias, o que nos permite sentir-nos confortados e recarregados para que possamos nos recuperar mais tarde. As lágrimas emocionais também contêm hormônios que escapam do corpo e podem melhorar o humor depois de chorar. O professor Roger Baker, da Universidade de Bournemouth, disse que chorar é a transformação da angústia em algo tangível, e o próprio processo reduz a sensação de trauma (fonte). Portanto, quando as pessoas o incentivam a “deixar escapar”, agora você sabe o porquê.

Mostre que você não se importa com o que os outros pensam

O sentimento de vulnerabilidade e fraqueza quando choramos geralmente é o resultado da presença de outras pessoas. Você sente as rachaduras da sua voz. Você sente as lágrimas escorrerem pelo seu rosto, mas tenta suprimir essas respostas até que tudo passe. A sociedade nos condiciona desde tenra idade a acreditar que mostrar emoções negativas na frente de outras pessoas é algo que deve ser evitado a todo custo. Mas a natureza humana mostra que somos todos criaturas inteligentes e sensíveis, e não podemos manter constantemente nossa guarda emocional.

Um estudo de 1964 descobriu que as pessoas respondem menos negativamente e com mais compaixão às pessoas que choram. O estudo examinou a resposta emocional auto relatada das pessoas quando elas estão na presença de uma pessoa que chora. Embora o estudo tenha constatado que chorar faz com que a maioria das pessoas se sentisse desconfortável, chorar na frente dos outros mostra que você coloca seus sentimentos acima das expectativas sociais das pessoas ao seu redor. Essa é uma façanha que muitos de nós só pode desejar.

Você não tem medo de seus sentimentos

Os humanos choram por todos os tipos de razões: desequilíbrios hormonais, raiva, perda, solidão, estresse e baixo nível de açúcar no sangue são apenas algumas das razões pelas quais choramos. Às vezes em algo que parece trivial como um filme triste ou uma música nostálgica, e muitas vezes nem sabemos a causa do motivo pelo qual estamos chorando. A parte importante disso é que você reconhece suas emoções e as enfrenta.

Não enfrentar sentimentos negativos pode correr o risco de cair em uma estrada escura: alcoolismo, depressão, transtorno de ansiedade, abuso de drogas ou qualquer tipo de comportamento compulsivo doentio podem advir da recusa de enfrentar suas emoções.

Sentimentos de culpa, medo de punição ou julgamento e dúvida em todas as formas são alguns dos obstáculos que levam as pessoas a afogar as lágrimas. Mas se deixar levar por essa dúvida em prol de sua própria saúde mental é um sinal de coragem e controle.

Chorar faz de você um melhor amigo

Nós conversamos antes de “baixar sua guarda emocional”. Isso faz mais do que enviar às pessoas uma mensagem de que você é forte. Mostre a seus amigos e familiares que você é honesto. Se você está em uma situação em que está com um amigo e ambos receberam notícias perturbadoras, dar o primeiro passo para chorar permitirá que outras pessoas se sintam à vontade para expressar suas próprias emoções. Aqueles que aceitam a tristeza quando olham em seus rostos permitem que outros façam o mesmo.

Romper essas barreiras que muitas vezes nos separam de nossos colegas pode levar a amizades mais coesas e significativas. Chorar também permite saber quem são seus verdadeiros amigos. Aqueles que o evitam ou o derrubam quando você já se sente mais vulnerável são provavelmente pessoas que você deve considerar remover da sua vida.

Choro e doença mental

Se você notar que está chorando ou tem vontade de chorar de maneira quase constante, procure conversar com um psicólogo ou terapeuta. Episódios crônicos de choro podem ser sinais de depressão e ansiedade que podem surgir de uma infinidade de circunstâncias. Essas condições afetam milhões de pessoas em todo o mundo e podem levar a danos pessoais ou até suicídio, se não forem abordadas.

(Fonte Original: gutenberg.rocks)
*Texto traduzido e adaptado por Naná cml da equipe Fãs da Psicanálise.

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

(Imagem: Anthony Tran)

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here