Existe uma bela frase atribuída a Anne Frank de que “Os abraços foram feitos para expressar o que as palavras deixam a desejar”. Vivemos em um mundo de sinais sutis, cuja decodificação muitas vezes pode ser interessante e altamente reveladora. Abraçar é uma expressão capaz de representar uma enorme gama de emoções.

Um dos conjuntos de sinais mais intrigantes são os diferentes tipos de abraços que todos nós damos.

O que a forma como duas pessoas se abraçam revela sobre o seu relacionamento? Na realidade, nem sempre significa o que nós realmente amamos, desejamos ou sonhamos. O abraço é um gesto de linguagem não verbal regido pelas normas culturais das diferentes sociedades.

As diferentes formas de se abraçar
Quantos desses tipos de abraços você já deu naqueles que te rodeiam? Veja o significado abaixo!

A influência desse gesto que tem o poder de deixar no corpo uma marca profunda e permanente: o abraço. Claro que isso depende da intenção da pessoa, dos sentimentos, das emoções… e especialmente, de como a pessoa que recebe o abraço o interpreta.

Abraço Protetor
Esse tipo de abraço passa uma sensação de segurança. Se o casal se abraça desta forma, normalmente um dos dois se posiciona por trás da pessoa amada, envolvendo-a em seus braços, proporcionando estabilidade e assumindo um papel protetor. Vocês demonstram muita confiança no relacionamento e pensam que cuidar do outro é algo muito importante. “Ao envolver suas costas, o outro está dizendo que quer protegê-lo”, escreve Patti Wood, especialista em linguagem corporal e autora de Success Signals (“Sinais de Sucesso”), um guia para a leitura da linguagem corporal.

Abraço Clássico
Duas pessoas se abraçam com força deixando as cabeças uma ao lado da outra. Acredite: este é um abraço muito íntimo. Os peitos se juntam e as cabeças ficam muito próximas. Além disso, geralmente dura dois ou mais segundos, porque esse ritual tem um encanto especial. Certamente você já abraçou assim ao se despedir de alguém querido ou em um reencontro.

Abraço Massagem
Este é um abraço que tem a ver com tranquilidade. Ao abraçar alguém, você gosta de massagear as costas da outra pessoa, lembrando ao outro que, neste momento, a demonstração de carinho é o que realmente importa. Massagear as costas é a sua maneira de proporcionar conforto ao seu parceiro com um abraço.

Abraços distantes
Os abraços distantes ocorrem quando falta intensidade e são dados com os corpos afastados. As cinturas ficam separadas e o ato ocorre mais por compromisso do que por gosto ou prazer. Eles podem ser a encenação de uma cordialidade tensa e até mesmo uma atuação que demonstra um afeto que realmente não existe. Eles podem fazer parte de um protocolo ou são motivados por uma trégua temporária após um confronto.

Leia Mais: Sobre o abraço… nunca economize, ele é cura

Abraço Visual
É simples, muito íntimo, e com as duas pessoas coladas uma de frente para a outra. Mas o espaço deixado entre os dois na altura do peito é substituído pela proximidade dos olhares cúmplices e carinhosos. Quando o abraço tem um contato visual, existe um componente especial.

Abraço Dança
A dança lenta tem muito a ver com conquista. Uma parte envolve a cintura do outro, enquanto a outra pessoa se envolve em torno do pescoço, simulando a posição de par de uma dança romântica. Como o próprio nome sugere, podem estar associados com a música. Normalmente, uma pessoa abraça a outra segurando a sua nuca. Este abraço é típico dos namoros jovens. Com certeza, se vocês ainda se abraçam desta forma após anos de relacionamento, isso significa que o romance ainda está vivo.

Abraço Lateral
Este tipo de abraço é típico de um casal parceiro. Ele ocorre quando você coloca a mão no ombro da outra pessoa, ou seja: um dos dois coloca um só braço no ombro do outro, dando uma espécie de ”meio abraço”. É típico de duas pessoas unidas não só por romance, mas por amizade também. Quando vocês se abraçam desta forma, vocês momentaneamente se conectam física e emocionalmente. Seus significados são variados: você pode estar confortando a outra pessoa, pode ser um sinal de companheirismo, simpatia e carinho, amor, ternura ou cordialidade.

Abraço Tapinhas
Este é um abraço que tem a ver com insegurança no relacionamento e um pouco de desconforto. Um abraço entre colegas: são duas pessoas sem intimidade ou afinidade especial. Uma das pessoas dá um tapinha nas costas do outro como se estivesse passando a mensagem ”Gosto de você, mas ainda estou inseguro. Vai melhorar com o tempo…”.. Não existe um forte sentimento. Não há realmente um sentido de intimidade envolvido neste tipo de abraço. Quando seu parceiro de muitos anos te abraça assim com frequência, isso significa que o relacionamento não está crescendo ou alguma insegurança ainda persiste.

Abraço de Urso
Este abraço é aquele bem apertado, sufocante, que envolve o corpo da outra pessoa como se quisesse transmitir “não me deixe ir, quero morar aqui”. Esta posição mostra compromisso profundo e o não querer estar separado. Envolver o outro dessa maneira, demonstra que, ao se afastar de seu abraço, é como sentir que você vai perder aquela pessoa. Neste abraço, ambos se entrelaçam o mais fortemente possível, extraindo o último suspiro de ar que os separa.

“E era por isso que ela gostava daqueles (a)braços. Os apertados. Porque era ali.
Era ali que ela encontrava tudo o que tinha de mais bonito.” (Caio Fernando Abreu)

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here