Não, não é a aparência nem o senso de humor que mais atrai as mulheres.

Diversos estudos demonstram consistentemente que há uma qualidade superior, pela qual as mulheres se sentem atraídas quando estão a procura de um relacionamento.

E tem mais: um novo estudo publicado no British Journal of Psychology descobriu que os homens dotados dessa qualidade podem fazer mais sexo, também.

Essa qualidade, surpreenda-se ou não, é o altruísmo.

Os pesquisadores responsáveis por esse estudo perguntaram a adultos canadenses solteiros com que frequência fizeram boas ações como dar dinheiro para caridade ou ajudar alguém a desatolar seu carro. Em seguida, perguntaram aos participantes quantas vezes tiveram relações sexuais e com quantos parceiros mantiveram relacionamentos.

Leia mais: Como as Expectativas podem dificultar os relacionamentos amorosos

Homens que relataram atos mais altruístas tiveram mais sexo – e mais parceiros. E aqueles de bom coração que estavam em relacionamentos também tinham maior probabilidade de ter feito sexo nos últimos 30 dias.

No segundo experimento, os pesquisadores entrevistaram universitários perguntando se gostariam de doar dinheiro que eventualmente receberiam por participarem de uma campanha de caridade.

Aqueles que responderam positivamente também tendiam a ter mais sexo casual, mais sexo nos relacionamentos e mais parceiros sexuais na vida em geral.

Outro estudo, publicado em Janeiro de 2016 na revista Evolutionary Psychology, apresentou a 202 mulheres diversos homens que poderiam escolher.

As diferentes combinações de escolhas dependiam da atratividade ou não de um homem, e se ele tinha ou não feito uma boa ação.

As mulheres escolheram os homens egoístas e atraentes para um caso de uma noite. Mas para um relacionamento de longo prazo, elas escolheram os homens altruístas, sendo eles atraentes ou não.

Um estudo um pouco mais antigo, publicado no The Journal of Social Psychology em 2013, apresentou a mesma conclusão. Esse estudo concluiu que as mulheres valorizavam altruísmo acima de outras características como critério para saber se um parceiro em potencial seria um bom pai.

As mulheres também disseram que o altruísmo era importante para relacionamentos de curto prazo, mas significativamente mais mulheres afirmaram que a característica importava para o longo prazo.

Leia mais: Os 3 desafios dos pais no século 21 – A figura paterna é referência para filhos e filhas

No entanto, outro estudo, publicado na Social Psychological and Personality Science em julho de 2015, analisou a reação dos alemães a uma grande pesquisa feita ao longo de anos.

Pessoas solteiras que relataram fazer boas ações tinham mais probabilidade de estar em um relacionamento no ano seguinte. Elas também levaram menos tempo para encontrar um parceiro do que seus pares não-altruístas no ano seguinte.

Tudo isso não quer dizer que outras características não importam. Humor também é importante para as mulheres na hora de escolher um parceiro, os pesquisadores descobriram, pois faz as mulheres presumirem que o homem é mais inteligente.

Um bom senso de humor também é um bom indicador de atividade sexual. Em um estudo, homens que mulheres classificaram como mais engraçados relataram ter mais relações sexuais com mais parceiras.

Para a construção de relacionamentos de longo prazo, no entanto, os pesquisadores concluíram que o altruísmo é uma característica crucial e altamente desejável.

Leia mais: Eu nunca quis um marido, eu sempre quis um companheiro

Também é importante ter em mente que muitos desses estudos são limitados, e que as pessoas muitas vezes se comportam de forma diferente na vida real do que em um ambiente de laboratório, ou respondendo a uma pesquisa.

E especialmente quando relatam experiências positivas com trabalho de caridade ou sexo, os homens podem ser mais propensos a superestimar o quanto realmente fazem essas coisas.

E em virtude da forma como esses estudos são elaborados, eles não podem dizer conclusivamente que é o altruísmo, especificamente, o fator da atração.

Por exemplo, é possível que sejam outras características pessoais, inerentemente associadas ao altruísmo, que despertem a atração das mulheres, tais como a empatia, a disponibilidade de compreender o outro, e talvez uma sensibilidade maior.

Leia mais: Ajudar em vez de julgar

Mas o grande número de estudos e os resultados consistentes a favor do altruísmo estão construindo uma base bastante sólida no sentido de que ser generoso garante algumas vantagens colaterais.

De qualquer forma, a dica importante é a seguinte: se você é um homem à procura de uma mulher – especialmente para um relacionamento a longo prazo – ajudar os outros não vai lhe fazer mal nenhum, e talvez ajude muito a você mesmo.

(Fonte: ano-zero.com)
*Texto publicado com a autorização da administração do site

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA