Abrigo para animais e idosos. Está aí uma coisa que você nunca deve ter ouvido falar.

Bem, o Arizona teve essa ideia incrível de reunir em um mesmo lugar gatinhos sem um lar e pessoas idosas que sofrem de doenças como o Alzheimer e/ou demência.

Leia mais: O Alzheimer,  descrito pelo paciente

A criadora do Bottles Babies, Rebecca Hamilton, pensou nisso enquanto cuidava de um bando de gatinhos filhotes. Foi aí que ela percebeu: acariciando e brincando com eles, a moça sentiu alegria e felicidade. Então, se Rebecca sentiu isso, por que outras pessoas, como os idosos, por exemplo, não poderiam sentir?

Logo, foi decidido e os dois gatinhos, Turtle e Peaches, passaram a se aconchegar nos colos mais amáveis que poderiam existir.

Leia mais: Falta alegria em nossas vidas – Lya Luft

E não é que deu certo? Dias depois, os felinos já haviam dobrado seu peso. ”Os gatinhos nos deram a oportunidade de alimentar essa condição humana que está em cada um de nossos residentes,” disse Sharon Mercer, diretora executiva do Catalina Springs Memory Care, ao Upworthy.

Sem falar que muitos dos idosos se sentem sozinhos nesses lugares, procurando sempre por algo ou alguém com algum significado. ”Nós podemos colocar um gatinho nas mãos deles e então, de repente, eles não estão mais procurando, não estão mais estressados,” disse Rebecca.

O melhor dessa iniciativa é que ajuda também os animais que não têm um lugar para viver, sem qualquer perspectiva de achar um lar. Assim, eles se beneficiam ao lado dos idosos e vice-versa.

Leia mais: Os benefícios da convivência com animais

Um dos homens da casa, Greg Moore, que sempre se mostrou receoso com o contato humano, de repente, mudou completamente. Seu impasse acabou no momento em que conheceu os felinos. Agora, em um certo momento do dia, ele se levanta e diz que é hora de levá-los para passear e começa a andar pelas dependências do local. Pelo jeito, ele não é mais o mesmo de antes.

Agora, os idosos passam o dia com eles, podendo alimentá-los e acariciá-los o quanto quiserem. Não tem como não dar certo, não é?! Felizmente, outros lugares estão considerando fazer isso também, afinal a pet terapia é impossível de dar errado, não acha?

Leia mais: O que podemos aprender com os gatos?

Leia mais: Conheça um carteiro que escreve cartas para idosos abandonados pelas famílias em asilos

(Imagens: Pima Animal Care Center/Reprodução Upworthy.)
(Autora: Beatriz Ponzio)
(Fonte: bestofweb.com.br)

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA